Entretenimento
Publicado em 18/07/2025, às 19h52 Alguns cuidados essenciais nesses modelos podem não ser aderidos por todos os motoristas. - Foto: Unsplash Camila Lutfi
O câmbio automático mudou a realidade dos carros nas últimas décadas. Hoje, por exemplo, mais da metade dos veículos vendidos no Brasil possuem essa ferramenta.
Ainda que seja mais simples de conduzir o veículo, alguns cuidados essenciais nesses modelos podem não ser aderidos por todos os motoristas, simplesmente por falta do conhecimento, mas que conseguem trazer diversos prejuízos para o carro e, por consequência, ao bolso.
Esses "truques" não são ensinados na autoescola, mas podem evitar a compra de um novo veículo mais cedo do que o imaginado. As dicas são de especialistas consultados pelo Uol.
Por mais que seja um ponto-morto dos modelos automáticos, ele não foi feito para mudar a função de "D" para "N" todas as vezes que o carro for parar em um semáforo, por exemplo.
O ponto neutro serve para situações de reboque ou quando é necessário movimentar o carro com o motor desligado. Nele, a tração das rodas será liberada.
Além disso, "mudar a marcha" muitas vezes com o câmbio automático pode gastar mais combustível a longo prazo.
Por hábito, ou até mesmo na pressa, manobrar o carro em movimento é uma atitude comum. No entanto, essa ação em carros automáticos pode danifcar os componentes da transmissão.
Ou seja, nunca mude da opção "D" para "R" ou "P" enquanto o veículo ainda estiver em movimento.
Caso o automóvel não esteja ligando, por bateria fraca, é recomendado evitar rodar normalmente o carro até que o motor ligue. Isso pode causar sérios problemas nos componentes.
Nessas situações, tente posicionar o seletor em "N" e coloque em "D" ou "2" quando o veículo atingir uma velocidade de aproximadamente 20 km/h. Com isso, o motor deve ligar.
Quando é necessário parar em ladeiras, muitos motoristas preferem reduzir a velocidade para evitar pisar no freio.
No entanto, essa prática esquenta o óleo da transmissão e aumenta o consumo de combustível sem necessidade. Manter o pé no freio enquanto o carro estiver parado é sempre o recomendado, em qualquer situação.
Apesar de não ter embreagem, o carro automático muda de marcha sem que o motorista utilize de mais um pedal. No entanto, caso o veículo cause "trancos" ao pisar no acelerador, pode ser um sinal de que você deve se encaminhar para um mecânico.
Vale ressaltar que esse pode ser um problema maior, que coloca em risco a sua segurança e a das outras pessoas em trânsito.
10 carros resistentes e confiáveis para comprar em 2025
Pesquisa mostra quais marcas mais perdem espaço para os carros chineses