Entretenimento
Publicado em 16/10/2025, às 16h41 Foto: Divulgação/Netflix. Bianca Novais
Um dos sucessos mais recentes da Netflix, "A Casa Guinness" conta a história de uma das cervejarias mais famosas do mundo em oito episódios.
Com mais de 200 anos de existência, a cervejaria Guinness se consolidou como um ícone global, conhecida por milhões de pessoas em diversos países. Mas, por trás do sucesso, se escondem dramas e conflitos familiares, que são a grande inspiração da série.
Escrita pelo mesmo criador de Peaky Blinders, Steven Knight, a série foi lançada em setembro de 2025 e logo se tornou uma das mais assistidas da Netflix.
A trama acompanha a vida dos filhos de Benjamin Guinness, o patriarca da família que chegou a ser o homem mais rico da Irlanda, em determinado momento.
Após a morte do fundador em 1868, seus filhos ficaram encarregados da enorme responsabilidade de administrar o vasto império cervejeiro. Tudo isso em um cenário de profundas tensões religiosas e políticas na Irlanda.
A década de 1860 foi um período de grandes tensões entre católicos e protestantes na Irlanda. Nesse cenário delicado, os Guinness, uma família protestante, enfrentavam suspeitas por parte da população porque, embora a cerveja fosse produzida na Irlanda, o engarrafamento era feito na Inglaterra.
Benjamin Guinness era, também, uma figura política e grande defensor da incorporação da Irlanda ao Reino Unido. Seu posicionamento gerava sentimentos contraditórios na população, que são bem explorados na série para mostrar a complexidade das relações entre os irlandeses e os britânicos.
Após a morte de Benjamin, seu filho, Edward Cecil Guinness, interpretado por Louis Partridge, assume a cervejaria e tenta manter um frágil equilíbrio entre as diversas facções da sociedade irlandesa.
Essa responsabilidade de Edward é ilustrada através da relação com Ellen Cochrane (Niamh McCormack), uma personagem criada para a série. Ela é uma figura associada ao grupo conhecido como fenianos.
A organização surgiu da Grande Fome Irlandesa entre as décadas de 1840 e 1850, com espírito revolucionário e principal objetivo de libertar a Irlanda do domínio britânico.
A série ainda retrata as tentativas dos irlandeses de invadir o Canadá, em protesto ao governo britânico e como uma forma de avançar a luta pela independência da Irlanda.
"Berço de Ouro": saiba quem fica junto no final da série da Netflix
Filme brasileiro está entre os 3 mais assistidos da Netflix no mundo; veja qual