Entretenimento
Publicado em 04/11/2025, às 11h00 Foto: Divulgação/Netflix Ana Caroline Alves
O novo filme da Netflix, A Mulher da Fila, dirigido por Benjamin Ávila e protagonizado por Natalia Oreiro, conta a história de Andrea, uma mãe que vê sua vida mudar completamente após seu filho ser preso.
A história segue sua jornada diária nas filas intermináveis do presídio, onde, em meio ao cansaço e à espera, ela tenta resistir e manter a dignidade dentro de um sistema que não traz nenhuma esperança.
A produção argentino-espanhol estreou nos cinemas internacionais neste ano e chegou à Netflix Brasil no último dia 31, com a premissa de ser baseada em uma história real.
De acordo com o Observatório do Cinema, o longa realmente é baseado em fatos reais, retratando a trajetória da ativista argentina Andrea Casamento, que luta em defesa dos direitos humanos oferecidos para familiares de pessoas que estão em detenção. Ficando conhecida por fundar a Associação de Familiares de Detentos.
Sua luta começou após seu filho ser preso injustamente, desde então Andrea denunciou o sistema penitenciário argentino por suas péssimas condições, além do sofrimento enfrentado por familiares com burocracias para visitas à prisão.
A personagem do longa não retrata literalmente Andrea Casamento, mas traz sua essência na luta que muitas mulheres na Argentina, e em outros países, enfrentam. E é por conta da imensa quantidade de histórias parecidas que Benjamin Ávila e a roteirista Julia Solomonoff baseiam o drama também em relatos de outras pessoas que enfrentam essa dura realidade.
Como todas as produções inspiradas em fatos reais, nem tudo que está presente na produção realmente aconteceu, ou ao menos aconteceu exatamente como é relatado. Muitas vezes os roteiristas precisam modificar certos pontos da narrativa para que realmente tenham um filme.
Seguindo isso, muitos personagens do longa foram criados para dar vida a história que estava sendo contada, como Andrea que é uma personagem criada para a narrativa, mas que aborda temas e trajetórias que refletem muitos casos reais.
“Império de Amsterdã": Netflix confirmou a 2ª temporada?
“A Agente”: minissérie da Netflix vai ter segunda temporada?