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Publicado em 26/12/2025, às 12h40 Foto: divulgação/Netflix/Reprodução Ana Caroline Alves
Com a estreia do Volume 2 da quinta e última temporada de Stranger Things nesta quinta-feira (25), muitos fãs revisitam as principais referências que ajudaram a construir o universo da série. Entre filmes, livros e jogos que marcaram os anos 1980, uma animação em especial tem ligação direta com a trama criada pelos irmãos Duffer: Caverna do Dragão.
Lançada originalmente em 1983 e exibida no Brasil a partir de 1985, a animação se tornou um fenômeno entre crianças e adolescentes da época.
Décadas depois, seus elementos narrativos voltam a ganhar destaque ao dialogar diretamente com o sucesso da Netflix, que se passa na mesma década e aposta fortemente na nostalgia como motor criativo, as informações são da Recreio.
Desde a estreia em 15 de julho de 2016, Stranger Things se consolidou como uma homenagem à cultura pop dos anos 1980. Ambientada na fictícia cidade de Hawkins, a série acompanha Mike, Dustin, Lucas e seus amigos em meio a eventos sobrenaturais desencadeados pelo desaparecimento de Will Byers e pela chegada de Eleven, uma garota com poderes telecinéticos.
Ao longo das temporadas, a produção faz referências constantes a filmes de ficção científica, terror e aventura, além de ícones como Steven Spielberg, John Carpenter e Stephen King. Videogames, músicas, quadrinhos e jogos de mesa também fazem parte desse universo, e é justamente aí que entra a principal conexão com Caverna do Dragão.
A ligação central entre Caverna do Dragão e Stranger Things está no RPG Dungeons & Dragons, criado por Gary Gygax e Dave Arneson. Na animação, um grupo de seis jovens é transportado para dentro de um mundo fantástico inspirado diretamente no jogo, onde passam a viver aventuras em busca de uma forma de voltar para casa, guiados pelo enigmático Mestre dos Magos.
Já em Stranger Things, o RPG não é apenas um passatempo dos personagens, mas uma chave narrativa fundamental. Os amigos usam o universo de D&D para nomear criaturas, compreender ameaças e explicar o inexplicável. Antagonistas como o Demogorgon e Vecna são batizados a partir do jogo, funcionando como metáforas que ajudam os jovens a enfrentar o Mundo Invertido.
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