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Publicado em 02/10/2025, às 10h28 Foto: Reprodução Fernanda Montanha
Anunciado no início do ano e agora oficializado, o Chevrolet Vintage é a mais nova iniciativa da GM no país. A proposta é devolver o brilho a veículos icônicos, tanto na parte estética quanto na mecânica, dentro das celebrações de um século de atuação da marca no Brasil.
No primeiro ciclo, modelos que marcaram época foram selecionados — entre eles, Opala, Monza, Kadett, S10 e até raridades como a picape 3100 Brasil V8.
“Mais que restauração, é preservação da memória automotiva”, resume a própria GM ao falar sobre o projeto para o AutoEsporte.
O programa trabalha em duas frentes distintas. A primeira é a “Restauração”, que busca reproduzir fielmente cada detalhe do carro em seu estado de fábrica, preservando originalidade total.
Já o conceito “Restomod” permite modernizações, mantendo o design clássico, mas trazendo melhorias em desempenho, segurança e tecnologia. Assim, o cliente pode ter o melhor dos dois mundos: autenticidade e atualização.
Nesta estreia, dez unidades foram completamente revitalizadas. Entre elas estão o Opala SS-V 1979, o Monza 500 EF 1990, o Omega CD Irmscher 1994, a S10 Rally 2004 e a picape C-10 V8 1976.
Todos os modelos receberão plaquetas especiais no chassi e no motor, certificando que passaram pelo Chevrolet Vintage. Além disso, serão colocados em leilão a partir de novembro, com parte da renda revertida para o Instituto GM, responsável por ações sociais.
As restaurações foram feitas em parceria com oficinas renomadas, como Z28, Batistinha e Fullpower, sob a supervisão dos engenheiros da própria GM. Foram usados antigos catálogos, manuais e até fornecedores originais de tecidos e peças para recriar materiais idênticos aos de época.
Os veículos ainda passaram por testes de dinâmica, ruído, vibração, frenagem e dirigibilidade em diferentes pistas. A meta é simples: garantir que rodem como um clássico, mas com a confiabilidade de hoje.
O Omega CD Irmscher 1994 recebeu kit que elevou o motor de 3.0 para 3.6, além de bancos de veludo originais. Já o Monza 500 EF ganhou couro legítimo, rádio Alpine de época e motor refeito com peças da GM.
O Opala SS-V 1979 teve injeção direta no seis cilindros, câmbio Tremec de cinco marchas e suspensão com amortecedores Bilstein. A S10 Rally 2004, criada para o Rally dos Sertões, foi reforçada com gaiola homologada pela FIA e motor turbodiesel MWM otimizado.
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