Entretenimento

Ciclone deve provocar chuvas e ventos intensos nos próximos dias; veja estados afetados

Fenômeno extratropical se forma no Sul e deve atingir outras regiões do Brasil como o Sudeste e Centro-Oeste com chuva intensa  |  Foto: Divulgação/Climatempo

Publicado em 04/11/2025, às 09h47   Foto: Divulgação/Climatempo   Érica Sena

O Brasil deve enfrentar uma forte instabilidade climática causada pela formação de um ciclone extratropical no Atlântico Sul.

Um ciclone que se forma no sul do Brasil deve atingir outras regiões do país nos próximos dias. O fenômeno extratropical deve causar chuva forte e ventos superiores a 100 km/h, além de rajadas perigosas e risco de granizo.

As regiões do Sul, Sudeste e Centro-Oeste deverão ser atingidas. Além disso, os produtores rurais devem redobrar os cuidados, de acordo com meteorologista Arthur Müller, do Canal Rural.

O alerta de ciclone

O alerta foi emitido por meteorologistas de instituições como o Canal Rural e a Climatempo, que preveem impactos significativos especialmente para o Sul, Sudeste e parte do Centro-Oeste e Nordeste.

A formação do ciclone deve ocorrer entre sexta-feira e sábado (7 e 8 de novembro). No Rio Grande do Sul e em Santa Catarina, a expectativa é de que chova mais de 100 milímetros em apenas 24 horas.

Além disso, as rajadas de vento devem ultrapassar os 100 km/h, com risco de queda de árvores, destelhamentos, interrupção no fornecimento de energia elétrica e prejuízos às atividades agrícolas
, segundo o meteorologista Arthur Müller, do Canal Rural.

Outras regiões impactadas

Além do sul, outras regiões do país também serão afetadas pelo fenômeno climático. O Paraná, Mato Grosso do Sul e São Paulo devem sofrer com temporais isolados e queda de granizo.

Após passar pelo continente, o ciclone deve se deslocar para o oceano, trazendo uma nova frente fria, que levará a chuva para Minas Gerais, Nordeste, sul da Bahia e sul do Tocantins.

Impactos no campo

Apesar da chuva ser bem-vinda para muitas culturas, os especialistas alertam para o perigo da concentração dos volumes em um curto período. Essa distribuição irregular pode gerar alagamentos, erosão do solo, perdas em lavouras recém-plantadas e dificuldades logísticas no escoamento da produção. 

A recomendação dos meteorologistas é que os produtores fiquem atentos aos alertas da Defesa Civil e aproveitem a oportunidade para captar água, sempre que possível.

Classificação Indicativa: Livre


TagsChuva forteciclone

Leia também


São Paulo em alerta: cidade entra em estado de atenção por risco de alagamentos


Fique ligado: frente fria provoca chuvas intensas em seis regiões do país