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Publicado em 11/09/2025, às 12h58 Reprodução/ Unsplash Caroline Leal
A SpaceSail, é uma iniciativa chinesa de internet via satélite, que se prepara para entrar no Brasil em 2026 e vai desafiar a Starlink, de Elon Musk, que já opera no país desde 2024, de acordo com o Globo.
O serviço é desenvolvido pela Shanghai Spacecom Satellite Technology (SSST) em parceria com a Academia Chinesa de Ciências.
O acordo com a Telebras, assinado durante a visita do Xi Jinping ao Brasil em novembro de 2024, abriu caminho para a chegada da operadora.
A expectativa é ampliar a concorrência e evitar monopólios, especialmente em um país do tamanho do Brasil, onde a internet por satélite é estratégica para regiões mais isoladas.
Criada em 2023, a SpaceSail opera com satélites de baixa órbita, entre 500 e 1.500 km de altura, reduzindo a latência e garantindo conexão mais rápida e estável do que satélites tradicionais, que ficam a mais de 35 mil km da Terra.
Em apenas um ano, a empresa lançou 54 satélites e pretende chegar a 648 até o fim de 2025, dobrar esse número em 2027 e alcançar 15 mil até 2030.
Ainda sem preços oficiais, a SpaceSail deve competir com os planos da Starlink, que atualmente cobram R$ 184 por mês com kit de instalação de até R$ 2,4 mil e velocidade média de 150 Mbps.
Serviços convencionais, como o Claro Internet Rural, oferecem apenas 2 Mbps por R$ 70 mensais, com kits caros.
A tecnologia de baixa órbita da SpaceSail promete entregar velocidades maiores a preços intermediários, atraindo principalmente quem mora em áreas remotas.
O Ministério das Comunicações considera o país um mercado-chave para expansão internacional da SpaceSail.
Há a possibilidade de utilizar a Base de Alcântara, no Maranhão, para lançamentos, reduzindo custos e acelerando a cobertura nacional.
O plano é começar operações comerciais na China em 2025 e, em 2026, iniciar serviços no Brasil, tornando o país o primeiro mercado internacional da empresa.