Entretenimento
Publicado em 23/11/2025, às 07h00 Foto: Unsplash. Bianca Novais
Uma planta bastante curiosa vem ganhando destaque entre quem busca inovar no Natal de 2025: a tuia-holandesa vermelha, segundo reportagem do Metrópoles. Não é uma espécie nova, apenas uma variação estética da tuia comum, tratada com pigmentação vermelha.
De acordo com o biólogo Guilherme Ceolin, em entrevista ao Metrópoles, a tuia faz parte de um grupo de cinco espécies arbustivo-arbóreas nativas do Hemisfério Norte. Por ser pinheiro, ela não produz flores nem frutos, apenas estruturas específicas para a liberação de sementes.
Seu charme decorativo está no porte compacto e no desenho dos galhos.
Apesar do nome, a tuia-holandesa vermelha não é originalmente vermelha, nem vem da Holanda. “Conforme a planta cresce e não for recebendo nova coloração, o tom vermelho vai sumindo aos poucos e ela volta a ser totalmente verde", explica Ceolin, como se “a tinta” precisasse ser retocada.
Por seu tamanho reduzido e capacidade de crescimento controlado, a planta é indicada tanto para vasos quanto para jardins com pouco espaço. Quando bem cuidada (com luz moderada, rega diária mas sem encharcar, e solo drenado), pode viver por vários anos.
Mesmo após o Natal, pode ser podada e decorada para acompanhar outras épocas do ano.
A proposta da tuia-holandesa vermelha é, em parte, um passo em direção a decorações mais ecológicas: substituir árvores de plástico ou pinheiros nativos ameaçados por uma planta viva e reutilizável. Além disso, seu leve aroma cítrico e sua aparência vermelha vibrante combina perfeitamente com o espírito natalino.
Na hora de plantar, use um vaso que comporte uma cova de aproximadamente 50 x 50 cm e coloque-o em área arejada e ensolarada. Segundo o Globo Rural, esse ambiente, a planta exige regas diárias moderadas, sempre diretamente ao solo; jamais nas folhas, para evitar fungos.
A poda leve dos ramos superiores favorece um tronco mais encorpado. Esse tipo de intervenção deixa a tuia mais cheia e volumosa, ideal para composições decorativas e paisagísticas.
Natal chegando: veja quando a árvore do Parque Ibirapuera será inaugurada
Caravana da Coca-Cola em SP vai passar por mais de 40 cidades; veja datas e locais