Entretenimento

Defesa Civil emite alerta para umidade do ar em São Paulo nos próximos dias

O estado já enfrentou níveis muito baixos de umidade, consideradas situações de emergência pela Organização Mundial da Saúde.  |  A umidade relativa tende a aumentar a partir desta quinta-feira (14). - Foto: Reprodução

Publicado em 14/08/2025, às 06h00   A umidade relativa tende a aumentar a partir desta quinta-feira (14). - Foto: Reprodução   Camila Lutfi

Depois da frente fria que o estado de São Paulo enfrentou no último final de semana, agora a Defesa Civil do Estado alerta para a baixa umidade relativa do ar.

Na última segunda-feira (11), o estado já enfrentou níveis muito baixos de umidade. Ao todo, foram emitidos via SMS alertas para 78 municípios que registraram índices entre 13% e 29%.

De acordo com os critérios da Organização Mundial da Saúde (OMS), a situação é caracterizada como emergência climática quando os índices ficam próximos de 11%.

Foto: Divulgação Agência SP/ Defesa Civil

Segundo a Agência SP, entre os menores valores observados esta semana, destacam-se Ituverava (13,0%), Tambaú (16,7%), Mococa (18,1%), Jeriquara (18,4%) e Pedregulho (19,0%).

Na outra ponta, as cidades com índices mais altos foram General Salgado (29,8%), São Pedro (29,9%), Brodowski (29,9%), Nhandeara (29,5%) e Promissão (29,4%).

Previsão e alerta para o final de semana

Em meio ao deslocamento de um sistema meteorológico próximo à costa do Estado, a umidade relativa tende a aumentar a partir desta quinta-feira (14), mas ainda permanece em patamar de atenção.

Veja a classificação prevista da umidade relativa do ar no estado:

Em períodos de baixa umidade do ar, a Defesa Civil reforça a importância de redobrar os cuidados com a saúde.

Evite exposição prolongada ao sol nas horas mais quentes do dia, além de aumentar a hidratação e umidificar os ambientes.

Classificação Indicativa: Livre


TagsSão PauloDefesa Civilprevisão do tempo

Leia também


Além de Faustão: veja 5 celebridades que precisaram de transplantes de rim


CEO que vendeu parte do Master ao BRB agora é dono de outro banco; confira