Entretenimento

Dia do Folclore: origem, lendas e tradições que marcam o Brasil

O folclore está presente em canções, brincadeiras, festas e até mesmo expressões.  |  A Semana de Arte Moderna de 1922 foi uma das principais responsáveis por divulgar o folclore. - Foto: Unsplash

Publicado em 22/08/2025, às 06h00   A Semana de Arte Moderna de 1922 foi uma das principais responsáveis por divulgar o folclore. - Foto: Unsplash   Camila Lutfi

Nesta sexta-feira (22), é celebrado no Brasil — e internacionalmente — o Dia do Folclore, muito presente e importante para a história do país e identidade cultural dos brasileiros.

Além dos personagens conhecidos como Saci Pererê e Cuca, por exemplo, o folclore está presente em canções, brincadeiras, festas e até mesmo expressões que variam por cada região ou são adotadas pela maioria da população.

Entenda a origem do Dia do Folclore

A celebração foi criada em homenagem à criação do termo "folklore", em inglês, inventada no dia 22 de agosto de 1846.

O escritor inglês William John Thoms foi o responsável pela palavra, que junta a palavra de “folk” (povo, popular) com “lore” (cultura, saber) para definir os fenômenos culturais típicos das culturas populares tradicionais de cada nação.

Para William Thoms, o significado de folclore seria, então  “saber tradicional de um povo”.

Com forte herança indígena, a Semana de Arte Moderna de 1922 foi uma das principais responsáveis por divulgar e compartilhar mais histórias folclóricas brasileiras, diminuindo as inspirações artísticas europeias.

Alguns anos depois, em 1947, foi criada a Comissão Brasileira de Folclore. Já em surgiu em 1965, o presidente militar Humberto Castello Branco oficializou a data no Brasil por meio de um decreto.

Como o folclore se mostra na cultura brasileira?

Foto: Fernando Frazão/Agência Brasil

Ele pode se apresentar de diversas maneiras, com variedades em relação às regiões do Brasil. Confira algumas formas de folclore na cultura:

Brincadeiras

Lendas

Canções

Festas

Classificação Indicativa: Livre


TagsBrasilCulturaFolclore

Leia também


Doramas imperdíveis para quem amou "Guerreiras do K-Pop"


“Dança dos Famosos”: por que Rodrigo Faro vem dando trabalho nos bastidores?