Entretenimento
Publicado em 17/11/2025, às 19h12 - Atualizado às 19h15 Foto: Observatório Internacional Gemini/NOIRLab/NSF/AURA Marcela Guimarães
O cometa 3I/ATLAS voltou ao foco das discussões científicas após pesquisas revelarem características pouco comuns em objetos desse tipo.
Detectado em 1º de julho de 2025 pelo telescópio ATLAS, no Chile, ele rapidamente despertou curiosidade por sua composição e trajetória fora do padrão.
O Telescópio Espacial James Webb (JWST) destacou essa estranheza ao apontar que a coma (nuvem de poeira e gás ao redor do núcleo) é dominada por dióxido de carbono (CO₂), algo que nunca foi observado em cometas conhecidos.
Por seguir uma trajetória hiperbólica, o 3I/ATLAS foi classificado como um corpo interestelar, o terceiro já identificado vindo de fora do Sistema Solar.
A singularidade do cometa acabou chegando até o empresário bilionário Elon Musk, que foi questionado sobre o objeto durante sua participação no videocast “Joe Rogan Experience”.
Quando questionado se teria acesso a informações confidenciais sobre a suposta existência de alienígenas ou qualquer mistério envolvendo o 3I/ATLAS, ele respondeu: “Se eu souber de qualquer evidência de alienígenas, eu virei ao seu programa para revelar isso”.
O empresário também brincou com a sonoridade do nome, afirmando que considera 3I/ATLAS uma boa escolha, já que “3I” se aproxima de “three eye” (“três olhos”), remetendo à expressão “terceiro olho”.
“Nesse momento, o pessoal começou a especular que ele poderia bater na Terra, o que é mentira. É um objeto enigmático e a gente não sabe direito o que ele é. Aí já começa aquela especulação de que é um OVNI, que de repente pode ser uma nave espacial. Então, trouxe toda essa fantasia imaginária”, pontuou o astrônomo Marcos Calil.
Durante a entrevista, Elon Musk aproveitou para comentar sobre a composição rica em níquel, característica identificada nas análises científicas.
Ele explicou: “Os lugares que tem níquel na Terra, na verdade, são os lugares que asteroides os cometas colidiram com a Terra. Você definitivamente não gostaria de estar ali no momento, porque tudo seria apagado”.
*Com apuração da CNN Brasil
NASA surpreende ao revelar possível sinal de vidas passadas em Marte; veja
Descubra a foto do espaço tirada pela Nasa no dia e ano do seu nascimento