Entretenimento
Publicado em 22/09/2025, às 09h17 Reprodução/ G1 Gabriela Teodoro Cruz
A Defesa Civil do Estado de São Paulo emitiu alerta neste sábado (20) sobre uma mudança brusca nas condições climáticas. O tempo deve passar de calor extremo e risco de incêndios florestais no domingo (21) para tempestades, ventos fortes e queda de temperatura já a partir da segunda-feira (22).
Durante o domingo de manifestações pelo Brasil, o efeito pré-frontal deve elevar as temperaturas em todo o estado, com máximas de até 35°C no interior e baixa umidade relativa do ar, criando um cenário crítico para queimadas.
Na noite de domingo, a aproximação de uma frente fria deve mudar o cenário. A previsão indica chuvas fortes acompanhadas de rajadas de vento, raios e possibilidade de granizo em diversas regiões.
Na segunda-feira (22), o sistema avança sobre São Paulo, trazendo instabilidade generalizada, com tempestades severas, alta frequência de raios, risco de granizo e ventos intensos. Os acumulados de chuva devem ser mais significativos no Vale do Ribeira, Baixada Santista, Litoral Norte, Região Metropolitana, Campinas, Sorocaba e Itapeva. Também há alerta para ressaca no litoral.
Na terça-feira (23), o tempo tende a se estabilizar, mas a frente fria provocará uma queda acentuada nas temperaturas. A mínima deve chegar a 12°C na Serra da Mantiqueira e em Itapeva, 13°C em Presidente Prudente e Marília, 15°C no Vale do Paraíba e 18°C na Baixada Santista. Na capital paulista, os termômetros devem marcar entre 13°C e 26°C, em forte contraste com o calor de domingo.
Para lidar com os riscos, a Defesa Civil anunciou a ativação extraordinária do Gabinete de Crise da Operação SP Sempre Alerta Chuvas, que funcionará na segunda-feira (22), das 8h às 18h. Participam representantes da Sabesp, concessionárias de energia elétrica, ARSESP, Corpo de Bombeiros, DER, Polícia Rodoviária e Fundo Social, entre outros órgãos.
O objetivo é garantir resposta rápida a ocorrências como quedas de árvores, destelhamentos, interrupções de energia elétrica e bloqueios em rodovias.
A Defesa Civil reforça as seguintes orientações:
Recolher objetos soltos que possam ser arremessados pelo vento;
Redobrar cuidados em áreas de risco de destelhamentos e quedas de árvores;
Evitar atividades marítimas durante a previsão de ressaca;
Redobrar a atenção em áreas abertas devido ao risco de raios.