Entretenimento
Publicado em 23/09/2025, às 07h00 Foto: Reprodução/Agência SP Fernanda Montanha
Na próxima terça-feira (23), o Dia Nacional do Sorvete será celebrado de uma forma diferente em São Paulo e Osasco. Quem doar sangue em postos da Fundação Pró-Sangue receberá, como gesto de gratidão, um copinho de sorvete de massa.
A campanha, batizada de “Sorvete Solidário”, busca valorizar quem doa sangue e reforçar a importância desse ato voluntário, segundo a Agência SP.
A iniciativa é organizada em parceria entre a Associação Brasileira das Indústrias e do Setor de Sorvetes (ABIS) e a Fundação Pró-Sangue, ligada à Secretaria de Estado da Saúde. A ação conta também com o apoio da marca de sorvetes Saint Luiger.
Em São Paulo, os pontos de coleta participantes estão no Hospital das Clínicas (Av. Dr. Enéas Carvalho de Aguiar, 155 – 1º andar – das 8h às 17h30), no Instituto Dante Pazzanese de Cardiologia (Av. Dr. Dante Pazzanese, 500 – das 8h às 12h30) e no Complexo Hospitalar do Mandaqui (R. Voluntários da Pátria, 4.277 – das 8h às 16h30).
Já em Osasco, a entrega do sorvete acontecerá no Hospital Regional de Osasco (R. Ari Barroso, 355 – das 8h às 16h30).
Um simples gesto de doação pode salvar vidas — e neste dia ainda será celebrado com sabor.
O diretor técnico-científico da Pró-Sangue, Alfredo Mendrone Júnior, destacou a relevância da parceria. Para ele, unir a comemoração do Dia do Sorvete à causa da doação reforça o reconhecimento a quem doa esperança e solidariedade.
“Hoje, o sorvete é mais do que um símbolo de celebração: é uma homenagem doce à generosidade de cada voluntário”, afirmou.
O presidente da ABIS, Eduardo Weisberg, lembra que desde 2002 o Dia Nacional do Sorvete é celebrado com distribuição em escolas e hospitais. No entanto, nos últimos anos a entidade decidiu ampliar o alcance da data com ações de impacto social.
De acordo com Weisberg, o programa “Sorvete Solidário” é um dos marcos dessa transformação, com potencial de se expandir para outras regiões do Brasil. A proposta é que a celebração deixe de ser apenas festiva para se tornar também uma oportunidade de reforçar valores de solidariedade.