Entretenimento
Publicado em 31/12/2025, às 07h30 Foto: Montagem Canva Érica Sena
Quando o mundo observa fogos em Sydney e pensa que a Austrália é a primeira a iniciar as comemorações, a virada já aconteceu horas antes em pontos remotos do Pacífico.
Os primeiros habitantes do planeta a celebrar oficialmente o Ano Novo estão em Kiribati, mais especificamente nas Ilhas da Linha, e em Samoa, dois territórios cuja relação com o fuso horário foi moldada por decisões políticas e geográficas, como citado pelo site NSC Total.
Kiribati é formada por 33 ilhas e atóis dispersos no Pacífico Central, e algumas delas vivem literalmente no tempo mais adiantado do mundo. As Ilhas da Linha adotam o fuso UTC+14, o mais avançado do planeta.
Na prática, quando o relógio marca meio-dia em Londres, já são 2h da manhã do dia seguinte por lá. Isso coloca os moradores dessas ilhas na posição de primeiros humanos a celebrar oficialmente um novo ano.
Samoa também aparece entre os primeiros lugares do mundo a brindar a virada. Em 2011, o país tomou uma decisão histórica: abandonou o lado leste da Linha Internacional de Data e passou de UTC-11 para UTC-13. A mudança aproximou sua rotina comercial da Oceania e Ásia — e antecipou sua festa de réveillon.
Apesar da modernização, o país preserva fortes tradições culturais e um modo de vida baseado em agricultura, pesca e turismo. As paisagens tropicais e praias paradisíacas reforçam a imagem de um dos destinos mais simbólicos para receber o novo ciclo.
A mudança de Samoa criou uma situação curiosa: sua vizinha, Samoa Americana, segue em UTC-11. Resultado: quando em Samoa já é Ano Novo, na Samoa Americana ainda é 30 de dezembro, embora as duas estejam separadas por apenas 163 km.
Assim, mesmo com a Austrália no imaginário global do réveillon, são Kiribati e Samoa que recebem o novo ano primeiro, muito antes dos fogos de Sydney iluminarem as telas do mundo.
Retrospectiva iFood 2025 revela hábitos curiosos dos brasileiros; saiba como fazer o seu
iOS 26.2: veja as principais novidades que chegam ao seu iPhone em dezembro