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Publicado em 07/08/2025, às 08h11 Foto: Reprodução/Toyota Fernanda Montanha
A Toyota oficializou o lançamento do Yaris Cross no mercado brasileiro. O novo SUV compacto será produzido na fábrica de Sorocaba (SP), com estreia marcada para outubro e chegada às concessionárias em novembro.
O Yaris Cross entrará na acirrada disputa dos SUVs compactos, enfrentando nomes de peso como Honda HR-V, Hyundai Creta, Jeep Renegade, Volkswagen T-Cross e o prometido Honda WR-V.
A plataforma do modelo é baseada no Yaris hatch e sedã, já conhecidos no Brasil. O sedã foi descontinuado, e o hatch também deve sair de linha em breve. Segundo a Toyota, a linha atual do hatch ainda atende mercados como Argentina e Uruguai.
A montadora aposta que o novo SUV será um dos mais eficientes em consumo da categoria, especialmente na versão híbrida. No Chile, o Yaris Cross usa motor 1.5 aspirado com ciclo Atkinson, aliado a um propulsor elétrico, gerando uma potência combinada de aproximadamente 115 cv.
Esse conjunto faz do Yaris Cross o primeiro SUV compacto híbrido flex no Brasil, superando o motor 1.8 dos modelos Corolla e Corolla Cross em ineditismo.
O porta-malas do Yaris Cross impressiona, com capacidade de 471 litros (466 litros na versão híbrida), superando concorrentes como T-Cross (373 litros) e o próprio Corolla Cross (440 litros).
Em termos de dimensões, ele é mais longo e alto que o T-Cross, embora tenha entre-eixos ligeiramente menor. A cabine, portanto, prioriza o espaço para bagagens sem comprometer o conforto.
No mercado chileno, o Yaris Cross conta com central multimídia de 10,1", Android Auto e Apple CarPlay sem fio e seis airbags de série. As configurações para o Brasil serão reveladas em outubro.
Com base no preço do Chile (R$ 101 mil, em conversão direta), estima-se que o modelo chegue ao Brasil entre R$ 150 mil e R$ 200 mil, alinhado aos principais rivais.
A Toyota também vai ampliar sua oferta híbrida com o lançamento do Corolla GLi Hybrid em setembro. Essa nova opção busca reduzir o espaço de preço entre as versões intermediária (XEi) e topo de linha (Altis Hybrid Premium).
Com valores estimados entre R$ 170 mil e R$ 175 mil, o novo Corolla GLi híbrido visa atrair frotistas e o varejo com uma proposta mais acessível e tecnológica.
A planta da Toyota em Sorocaba está passando por uma expansão significativa. A capacidade de produção subirá para 275 mil unidades por ano até 2026.
Uma nova linha, ainda em construção, será dedicada exclusivamente à produção de veículos híbridos completos, incluindo o Corolla sedã e outro modelo inédito.
O investimento total da montadora nessa ampliação é de R$ 11,5 bilhões. A nova instalação terá 400 mil m² de área total, com 160 mil m² de construção, e será entregue no segundo semestre de 2026.
"Nosso objetivo é tornar a tecnologia híbrida dominante na Toyota Brasil", afirmou o presidente Evandro Maggio ao G1.
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