Entretenimento
Publicado em 23/09/2025, às 23h40 - Atualizado às 23h42 Foto: Reprodução/TikTok (geradas por Gemini) Marcela Guimarães
Nos últimos dias, casais têm usado o Gemini, plataforma de inteligência artificial (IA) do Google, para gerar imagens ultrarrealistas que simulam ensaios fotográficos em praias ou estúdios.
Os variados resultados vem sendo compartilhado nas redes sociais, como o Instagram e o TikTok, confundindo seguidores que questionam se as fotos são, de fato, reais.
A trend está ligada ao movimento conhecido como “foto studio”, em que prompts (textos usados para instruir ferramentas de IA) são planejados de forma detalhada para reproduzir cenários de estúdio com qualidade profissional.
A ideia ganhou força neste mês de setembro e já acumula milhares de posts. Apesar de várias plataformas serem úteis, o Gemini aparece como a preferida dos usuários por permitir melhores resultados com comandos mais confiáveis.
Os prompts precisam descrever a cena com a maior quantidade de detalhes possíveis. Confira exemplos:
“Edite as fotos, em um estúdio profissional, mostrando um casal se abraçando descontraidamente. A mulher usa vestidos pretos longos, decotados e saltos altos pretos. O homem veste jeans escuro, tênis e uma camisa preta de mangas compridas, segurando um buquê de rosas vermelhas. Uma iluminação suave e minimalista cria uma sombra forte e uma atmosfera melancólica. Postura corporal relaxada, o homem olhando para a mulher, fundo simples, estética simples e moderna, sem alterações no rosto e em qualidade HD”.
Seguindo o desejado grau de realismo, o Gemini pode gerar uma foto de casal na praia do mesmo jeito que criou a foto de casal no estúdio.
“Crie uma foto com eu e ele olhando um pro outro, ele está dentro da água me segurando pela cintura. Minhas mãos estão nos ombros dele, numa praia deserta, a luz do sol está entre nosso rosto. Não altere nosso rosto e preserve nossas características. Estou de biquíni, a foto foi tirada um pouco longa e estamos de frente para praia nos olhando sem sorrir, a iluminação é um pouco escura”.
“Gere uma imagem e faça um retrato pessoal de alta gama e ultrarrealista da pessoa na foto fornecida, preservando sua fisionomia, idade aparente, gênero, tom de pele, cabelo, olhos e expressão únicos. Negativos: não distorcer traços, sem mudanças de idade ou gênero, sem pele plástica, sem roupas inventadas (salvo o fallback indicado), sem dedos extras ou ausentes, sem ruído, sem textos nem marcas d'água”.
“Vale Tudo”: César morre na primeira versão da novela?
Trend com foto “Charlie e Lola” gerada por IA viraliza; saiba como fazer