Esportes

Jornalista Paulo Soares revelou erro médico em procedimento antes de morrer

Morre Paulo Soares, o "Amigão", aos 63 anos. O jornalista esportivo, que foi uma das vozes mais marcantes da ESPN, enfrentava um drama pessoal.  |  Reprodução/ ESPN

Publicado em 29/09/2025, às 10h19   Reprodução/ ESPN   Gabriela Teodoro Cruz

O jornalismo esportivo brasileiro perdeu uma de suas vozes mais marcantes. Morreu nesta segunda-feira (29) o jornalista Paulo Soares, conhecido como "Amigão", aos 63 anos. Sua morte deixa um vazio no coração de quem o acompanhou por anos na bancada do Sportscenter, da ESPN, onde formou uma das duplas mais inesquecíveis da televisão ao lado do colega Antero Greco.

Qual foi a causa da morte de Paulo Soares? 

Mesmo afastado da televisão desde 2022, Paulo Soares revelou à CNN em novembro de 2024 a sua batalha pessoal e as dificuldades que vinha enfrentando. "Estou afastado da TV desde março de 2022. Nesses dois anos passei por três cirurgias de coluna. Duas mal sucedidas. Erros médicos", declarou o jornalista na época.

Os problemas de saúde afetaram sua mobilidade, mas não sua vontade de viver e de voltar a trabalhar. Ele relatou que havia perdido o movimento do pé esquerdo e tinha dificuldades para se manter em pé e andar, mas mantinha a esperança de retornar, ainda que para participações menores em programas.

Uma trajetória que revolucionou a TV

A carreira de Paulo Soares começou cedo, na rádio Ararense, aos 15 anos. O apelido "Amigão da Galera" surgiu na Rádio Record, em São Paulo. Ele passou por diversas emissoras de peso, como SBT, Record, Cultura e Gazeta, mas foi na ESPN que consolidou seu nome.

Desde 1995, ele participou de coberturas importantes, como Copas do Mundo e Olimpíadas, e foi no Sportscenter, que ele e Antero Greco criaram um formato irreverente e descontraído, com erros de gravação e piadas internas que se tornaram a marca registrada do programa e conquistaram o público.

O reencontro com o amigo de bancada

A amizade e a parceria de mais de 20 anos com Antero Greco eram lendárias. A dupla se tornou sinônimo de humor e bom-senso no esporte. A morte de Antero, em maio de 2024, após uma batalha contra o câncer no cérebro, abalou profundamente Paulo Soares, que na época revelou a amigos que o colega estava em seus "dias finais". O velório de Paulo Soares foi marcado para esta segunda-feira, em São Paulo, e a causa da morte não foi informada.

Veja o recado da ESPN para Paulo Soares

Por meio das redes sociais (X), a ESPN Brasil deixou um recado para Paulo Soares: "O esporte brasileiro perdeu uma de suas vozes mais marcantes: Paulo Soares, o eterno Amigão da Galera, nos deixou aos 63 anos. Nossos sentimentos à família, e a todos os amigos que compartilharam a jornada ao lado de Paulo. Que a lembrança de sua voz e de seu sorriso continue aquecendo corações. Descanse em paz, Amigão. Você fez história". 

Classificação Indicativa: Livre


TagsJornalismoAmigãoPaulo soares

Leia também


Trend do TikTok mostra como você ficará no futuro; saiba como fazer