Esportes
Publicado em 29/09/2025, às 10h19 Reprodução/ ESPN Gabriela Teodoro Cruz
O jornalismo esportivo brasileiro perdeu uma de suas vozes mais marcantes. Morreu nesta segunda-feira (29) o jornalista Paulo Soares, conhecido como "Amigão", aos 63 anos. Sua morte deixa um vazio no coração de quem o acompanhou por anos na bancada do Sportscenter, da ESPN, onde formou uma das duplas mais inesquecíveis da televisão ao lado do colega Antero Greco.
Mesmo afastado da televisão desde 2022, Paulo Soares revelou à CNN em novembro de 2024 a sua batalha pessoal e as dificuldades que vinha enfrentando. "Estou afastado da TV desde março de 2022. Nesses dois anos passei por três cirurgias de coluna. Duas mal sucedidas. Erros médicos", declarou o jornalista na época.
Os problemas de saúde afetaram sua mobilidade, mas não sua vontade de viver e de voltar a trabalhar. Ele relatou que havia perdido o movimento do pé esquerdo e tinha dificuldades para se manter em pé e andar, mas mantinha a esperança de retornar, ainda que para participações menores em programas.
A carreira de Paulo Soares começou cedo, na rádio Ararense, aos 15 anos. O apelido "Amigão da Galera" surgiu na Rádio Record, em São Paulo. Ele passou por diversas emissoras de peso, como SBT, Record, Cultura e Gazeta, mas foi na ESPN que consolidou seu nome.
Desde 1995, ele participou de coberturas importantes, como Copas do Mundo e Olimpíadas, e foi no Sportscenter, que ele e Antero Greco criaram um formato irreverente e descontraído, com erros de gravação e piadas internas que se tornaram a marca registrada do programa e conquistaram o público.
A amizade e a parceria de mais de 20 anos com Antero Greco eram lendárias. A dupla se tornou sinônimo de humor e bom-senso no esporte. A morte de Antero, em maio de 2024, após uma batalha contra o câncer no cérebro, abalou profundamente Paulo Soares, que na época revelou a amigos que o colega estava em seus "dias finais". O velório de Paulo Soares foi marcado para esta segunda-feira, em São Paulo, e a causa da morte não foi informada.