Esportes
Publicado em 02/12/2025, às 13h55 Foto: Raul Baretta/Santos FC via Flickr Ana Caroline Alves
Depois de conquistar uma vitória contundente por 3 a 0 sobre o Sport, na Vila Belmiro, o Santos chega às rodadas finais do Brasileirão dependendo exclusivamente de seus próprios resultados para evitar o rebaixamento.
O time comandado por Juan Pablo Vojvoda ocupa a 16ª posição, com 41 pontos, mesma pontuação do Internacional, primeiro clube dentro do Z4. Logo atrás aparecem Fortaleza (18º, 40 pontos), além de Juventude (34) e Sport (17), já rebaixados matematicamente. Vitória (42) e Ceará (43) ainda têm riscos, embora menores.
A seguir, os cenários possíveis para a permanência santista na elite, as informações são da CNN Brasil.
Se conquistar 6 pontos (cenário ideal)
Vencer Juventude (fora) e Cruzeiro (casa) garante automaticamente a permanência, levando o Santos a 47 pontos. A tabela é considerada favorável: o Juventude já caiu e o Cruzeiro tende a poupar titulares por conta da semifinal da Copa do Brasil contra o Corinthians.
Se somar 4 pontos
Mesmo com uma vitória e um empate, o Santos não teria garantia matemática. O clube precisaria torcer para que Fortaleza, Vitória e Internacional não avancem muito na pontuação, além de preservar boa vantagem no saldo de gols. Ainda dependeria de tropeços de Ceará e Atlético. Bragantino e Vasco ficariam fora da disputa porque, nesse cenário, não poderiam mais ser ultrapassados no critério de vitórias.
Chegando a 44 pontos, o Santos dependeria de:
Se fizer apenas 1 ponto
Com 42 pontos, o clube precisaria torcer para que Vitória, Inter e Fortaleza não vençam.
Se Inter e Santos terminarem com 42 e o Fortaleza chegar a 42 com dois empates, o trio ficaria empatado, e o desempate seria decidido pelo saldo de gols.
Se perder os dois jogos
O Santos só escaparia caso o Internacional também não pontue. O Fortaleza poderia empatar uma e perder outra. Nesse cenário, os três times empatariam, e, hoje, o Peixe leva vantagem no saldo.
Starlink inaugura nova conexão diretamente nos celulares; veja o que se sabe
DF avalia isenção de IPVA para motoristas e entregadores de app; entenda o que muda