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Publicado em 18/06/2025, às 16h16 Reprodução/ divulgação Bianca Felix
Nas redes sociais, a volta do Fiat Uno às ruas brasileiras parecia estar cada vez mais próximo. Após o lançamento do novo Grande Panda na Europa, um hatch compacto com visual que remete à primeira geração do Panda, tudo indica que o modelo servirá como base para o sucessor do Argo no Brasil.
No entanto, a Stellantis, conglomerado automobilístico resultante da fusão entre a Fiat Chrysler Automobiles e o Groupe PSA, negou os rumores que circulam nas redes sociais sobre o suposto lançamento de um novo Fiat Uno com preço de R$ 30 mil.
Em nota enviada ao BNews São Paulo, a montadora afirmou que a informação é infundada e destacou que o valor divulgado por fontes não oficiais é incoerente e inviável para um carro que atenda às normas de segurança, qualidade e responsabilidade ambiental vigentes no país.
A ligação entre os modelos Uno e Panda remonta à segunda geração de ambos. Em 2010, enquanto o Brasil recebia uma nova versão do Uno com design renovado, a Europa lançava o Panda baseado no mesmo projeto. Agora, essa estratégia parece prestes a se repetir em 2026, reforçando o elo entre os dois compactos em mercados diferentes.
Substituto do Argo, o novo modelo será seu substituto direto. Apesar de uma reestilização prevista para o Argo em 2025, a mudança não deve propor a garantia de sua sobrevivência por muito tempo. Além disso, é possível que o Mobi saia de linha, deixando o Citroën C3 como o carro de entrada do grupo Stellantis no Brasil, enquanto a Fiat se coloca em um degrau acima.
Imagens divulgadas recentemente do modelo mais simples do Grande Panda europeu sugerem que ele pode dar origem a um novo Uno voltado para o uso profissional no Brasil. Com rodas de aço e acabamento simples, o carro teria uma aparência robusta e prática, lembrando o icônico Uno com escada no teto.
Na Europa, o Grande Panda custa entre 18.900 e 27.900 euros, valores que, convertidos, ficariam entre R$ 113 mil e R$ 167 mil. Para o mercado brasileiro, entretanto, a expectativa é de que o novo modelo possa ter um projeto mais simplificado e preços mais acessíveis, com a versão topo de linha custando por volta de R$ 110 mil.
Por mais que a imprensa e até mesmo os profissionais envolvidos no projeto se referirem ao carro como “novo Uno”, o nome ainda não foi oficialmente confirmado. Internamente.
A Fiat planeja ter ao menos uma versão eletrificada em todos os seus modelos até 2028. Por isso, é provável que o novo Uno traga uma versão híbrida-leve com o sistema de 12V já utilizado nos modelos Pulse e Fastback, alinhando-se às metas de eletrificação da marca.