Negócios
Publicado em 10/01/2026, às 10h53 Reprodução/Unsplash Marina Gonçalves
É verdade que comprar um veículopróprio traz mais praticidade ao dia a dia, mas também envolve diversas responsabilidades, sendo o pagamento do Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) uma das mais importantes.
A partir da próxima segunda-feira, dia 12, o estado de São Paulo dará início ao calendário de pagamento do imposto para 2026. Estima-se que aproximadamente 19 milhões de motoristas precisem fazer o recolhimento, segundo informações da Agência SP.
Vale destacar que o pagamento do IPVA pode ser feito à vista, garantindo um desconto de 3%, ou parcelado em até cinco vezes, entre janeiro e maio, conforme o valor do imposto.
A boa notícia é que esse ano dá para usar o Pix para pagar o imposto, o que pode facilitar a vida de muitos motoristas. Contudo, as opções tradicionais, como caixas de autoatendimento, casas lotéricas, internet banking ou aplicativos, seguem válidas.
Ainda segundo informações da Agência SP, para fazer o pagamento via Pix basta acessar a Sefaz-SP com o Renavam, escolher a modalidade e a forma que deseja pagar e, se for parcelar, o site calcula o valor das parcelas.
Um QR Code será gerado, e o prazo para transferir o Pix é de 15 minutos. Para os próximos pagamentos, é fundamental gerar novos códigos na data de vencimento.
É importante destacar também que o sistema oficial da Sefaz-SP é o único que pode criar o QR Code Pix. Ele não é enviado por e-mail, SMS ou carta, por isso, cada motorista precisa gerar o seu código diretamente no portal.
Ao usar o QR Code no aplicativo do banco vale ainda checar se o pagamento está indo corretamente para a Secretaria da Fazenda e Planejamento ou para a Diretoria Geral de Finanças, com o CNPJ 46.377.222/0003-90, em conta do Banco do Brasil.
IPTU e IPVA 2026: é melhor pagar à vista ou parcelar? Veja o que dizem os especialistas
IPVA zero: veja os carros que não pagam imposto em 2026