Negócios

Surpreendente: cidade com melhor salário de SP tem população menor que um bairro

Além de ter uma excelente média salarial, cidade no interior paulista também lidera ranking nacional de qualidade de vida  |  Foto: Divulgação/Câmara Municipal de Gavião Peixoto

Publicado em 17/08/2025, às 09h00   Foto: Divulgação/Câmara Municipal de Gavião Peixoto   Marcela Guimarães

Com apenas 4.702 habitantes, Gavião Peixoto, no interior de São Paulo, tem rendimento médio de 5,2 salários mínimos por mês (0,8 a mais do que a capital).

Além disso, a cidade também lidera pelo segundo ano consecutivo o ranking do Índice de Progresso Social (IPS), responsável por indicar como é a qualidade de vida em 5.570 municípios brasileiros. A cidade ganhou nota 73,6 em uma escala de 0 a 100.

História de Gavião Peixoto

Antes de ser oficializada como cidade, Gavião Peixoto fazia parte de Araraquara como distrito, sendo fundada apenas em 1995.

O desempenho nos rankings se dá por bons indicadores nas áreas de saúde e bem-estar, segurança, moradia, qualidade ambiental, inclusão social, educação básica e acesso à informação.

Hoje, a economia local é muito impulsionada pelo agronegócio. A produção de laranja lidera, respondendo por 53% da movimentação. Logo atrás, o cultivo de cana-de-açúcar aparece com outros 38%.

Apesar de seu tamanho reduzido, a cidade também abriga uma unidade da Embraer, o que também influencia diretamente na economia local e na geração de empregos.

Embraer em Gavião Peixoto (SP) (Foto: Divulgação/Embraer)

Ranking de qualidade de vida

O índice é calculado a partir de 57 indicadores sociais e ambientais. O problema é que o país ainda enfrenta grandes desafios para garantir uma boa qualidade de vida, principalmente pela desigualdade entre as regiões.

A falta de acesso à água potável e ao saneamento básico é apontada como um dos principais obstáculos, fatores muito presentes nas regiões Norte e Nordeste, por exemplo.

As 10 cidades com as maiores rendas médias de São Paulo

  1. Gavião Peixoto — 5,2 salários mínimos
  2. Paulínia — 4,6 salários mínimos
  3. São Paulo — 4,4 salários mínimos
  4. Pompeia — 4,2 salários mínimos
  5. Cubatão — 4,2 salários mínimos
  6. Hortolândia — 4,1 salários mínimos
  7. Barueri — 4,1 salários mínimos
  8. Osasco — 3,9 salários mínimos
  9. Louveira — 3,8 salários mínimos
  10. Campinas — 3,8 salários mínimos

Classificação Indicativa: Livre


TagsSão PauloSalárioranking

Leia também


Yaris Cross 2025: 5 curiosidades sobre o novo SUV da Toyota no Brasil


CNH Social sem pagar nada em agosto: veja como garantir a sua