Negócios
Publicado em 16/09/2025, às 15h03 - Atualizado às 15h05 Foto: Divulgação/Toyota Caroline Leal
Com o fim da produção dos Yaris hatch e sedan no Brasil, a Toyota mira todas as atenções no Yaris Cross.
O SUV compacto será o modelo mais barato da marca no país e chega ainda em 2025 com a missão de brigar com Volkswagen T-Cross, Hyundai Creta, Honda WR-V e outros. Ele promete oferecer versatilidade, tecnologia e boa relação custo-benefício.
O Yaris Cross brasileiro seguirá o estilo tailandês, mais reto e conservador, diferente do modelo europeu. Com linhas sóbrias semelhantes ao Corolla Cross, terá rodas largas (em algumas versões, pintadas em dois tons) e traseira robusta.
O SUV terá aproximadamente 4,30 m de comprimento, 1,77 m de largura, 1,65 m de altura e 2,62 m de entre-eixos, com porta-malas de cerca de 470 litros. Ele será baseado na plataforma DNGA, desenvolvida para mercados de baixo custo, garantindo espaço interno e conforto.
O Yaris Cross poderá herdar recursos do Corolla e Corolla Cross, como painel digital, central multimídia com tela flutuante, freio eletrônico, controles de tração e estabilidade, assistente de partida em rampas e direção com assistência.
Mesmo como modelo de entrada, terá itens ADAS de condução semi-autônoma, como controle de velocidade adaptativo, assistente de permanência em faixa e alerta de colisão frontal.
As versões mais simples terão motor 1.5 aspirado flex com câmbio CVT. Já a opção híbrida trará motor 1.5 de ciclo Atkinson flex + elétrico, transmissão e-CVT, consumo otimizado e tração dianteira.
A potência deverá superar o modelo tailandês, adaptando-se ao etanol.
O Yaris Cross chegará ao mercado entre R$ 130 mil e R$ 185 mil, sendo fabricado em Sorocaba (SP).
O lançamento oficial deve acontecer pouco antes do Salão do Automóvel de São Paulo.
Lançamento de “GTA 6” vai ser adiado? Veja o que diz a indústria
Yaris Cross 2026: Toyota surpreende com baixo consumo e conforto premium