Polícia

Carnaval em SP: polícia flagra quadrilha aplicando golpes em bloco da Barra Funda

Operação com agentes infiltrados flagrou esquema de fraude com cartões bancários no meio da folia, na região da Barra Funda  |  Foto: divulgação/Agência SP

Publicado em 02/02/2026, às 12h27   Foto: divulgação/Agência SP   Ana Caroline Alves

Uma operação da Polícia Civil de São Paulo terminou com a detenção de 12 pessoas suspeitas de integrar uma quadrilha especializada em crimes patrimoniais durante um bloco de Carnaval realizado na Barra Funda, zona oeste da capital.

A ação aconteceu na tarde de sábado (31) e fez parte da Operação Carnaval, estratégia montada para acabar com furtos e golpes em meio à grande concentração de foliões.

Policiais civis atuaram disfarçados entre o público para observar movimentações suspeitas. De acordo com o registro da ocorrência, os agentes identificaram um grupo de vendedores ambulantes sem autorização que trocava cartões bancários entre si enquanto realizava supostas vendas no meio da multidão.

O comportamento levantou a suspeita de um golpe recorrente em grandes eventos: a substituição de cartões das vítimas durante pagamentos, as informações são da Agência SP.

Esquema de fraude chamou atenção de agentes infiltrados

Ao perceberem a ação coordenada, os policiais realizaram a abordagem. Parte do grupo conseguiu fugir em meio ao bloco, mas 12 suspeitos foram detidos no local.

Com eles, a polícia apreendeu dezenas de cartões bancários em nome de terceiros, diversas maquininhas de cartão adaptadas com dispositivos capazes de capturar senhas digitadas e vários telefones celulares.

No entanto, devido ao grande número de pessoas presentes no bloco e à ausência das vítimas no momento da abordagem, não foi possível identificar de forma individual a quem pertenciam os objetos apreendidos nem o papel específico de cada detido dentro do esquema criminoso.

Foto: Polícia Militar (PMESP)

Tentativa de suborno e investigação em andamento

Durante a ação, um dos suspeitos tentou subornar um policial civil, oferecendo R$ 3 mil para não ser levado à delegacia. A tentativa foi presenciada por mais de um agente e resultou em prisão em flagrante por corrupção ativa.

O caso está sob responsabilidade do 91º Distrito Policial, que segue com as investigações. A polícia aguarda o comparecimento das vítimas para avançar na apuração, identificar os proprietários dos cartões e detalhar a participação de cada envolvido no esquema.

Classificação Indicativa: Livre


TagsSão Paulocarnaval

Leia também


Ingressos a R$ 10: veja como comprar o seu na Semana do Cinema 2026


USP abre 6,5 mil vagas em cursos gratuitos para público acima de 60 anos; saiba mais