Polícia
Publicado em 13/09/2025, às 12h30 Foto: Reprodução/TikTok Marcela Guimarães
Noemi Ferrari, vítima de ataques racistas em seu primeiro dia de trabalho na rede de farmácias Drogasil, recebeu indenização após o acontecimento de 2018.
A ex-colaboradora viralizou após publicar o registro no TikTok, recebendo mais de 7,8 milhões de visualizações.
Em março deste ano, enfim, o valor recebido por ela foi de R$ 56 mil. A Justiça do Trabalho condenou a rede Raia Drogasil por danos morais.
O material, publicado na última quarta-feira (10) no TikTok, mostra o momento em que Noemi é apresentada à equipe da unidade em Santo André (SP).
Durante a gravação, a mulher responsável pelo vídeo, que também foi a autora das ofensas, afirma que ela é a nova funcionária da loja e pede para que a novata se apresente.
Na sequência, as falas racistas começam: “[Você] ‘tá escurecendo a nossa loja? ‘Tá escurecendo. Acabou a cota, ‘tá, gente? Negrinho não entra mais”. O sorriso inicial de Noemi desaparece imediatamente.
Mesmo com a reação sem graça da vítima, a funcionária continua com as ofensas. “Vai ficar no caixa? Que incrível. Vai tirar lixo? Que incrível. Paninho também, vai passar no chão?”, ironiza ela.
Ao compartilhar as imagens, Noemi desabafou: “Sim, vocês estão vendo e ouvindo isso mesmo. Fui vítima não só de racismo, e não pretendo ficar em silêncio”. Assista:
À imprensa, a RD Saúde, que representa a Drogasil, reforçou que a empresa não compactua com nenhum tipo de discriminação. Leia na íntegra:
“Lamentamos profundamente o episódio que ocorreu em 2018. Reiteramos o compromisso da RD Saúde com o respeito, a diversidade e a inclusão. Temos investido de forma consistente em desenvolvimento de carreiras e iniciativas de promoção e de equidade racial. Em 2024, encerramos o ano com mais de 34 mil funcionários pretos e pardos e nos orgulhamos de ter atualmente 50% das posições de liderança ocupadas por pessoas negras, resultado direto de programas estruturados de inclusão e valorização. Nosso propósito é continuar investindo em ações concretas para garantir ambientes de trabalho diversos e inclusivos e contribuir para uma sociedade mais justa e igualitária”.
Horário de verão volta em 2025? Saiba o que esperar da decisão
“MasterChef Confeitaria”: conheça os 14 participantes da nova edição