Polícia

Paciente que estava em cadeira de rodas sofre agressões em hospital de SP; confira o caso

Caso aconteceu na madrugada e foi registrado por câmeras de segurança do Hospital de Urgência de São Bernardo  |  Foto: Reprodução/Câmeras de segurança

Publicado em 22/05/2025, às 15h01   Foto: Reprodução/Câmeras de segurança   Isabela Fernandes

Na madrugada de quarta-feira (21), um paciente que usava cadeira de rodas e colar cervical foi violentamente agredido por um segurança no Hospital de Urgência de São Bernardo do Campo, na Grande São Paulo

As imagens das câmeras de segurança mostram o o paciente sentado na recepção, falando ao telefone. Ele parece discutir com o segurança e tenta se levantar da cadeira de rodas. Nesse momento, o segurança parte para a agressão, empurrando o homem no chão e o chutando.

Mesmo tentando se levantar várias vezes, o paciente é atacado repetidamente, inclusive com um chute na altura do quadril. Em determinado momento, ele é empurrado contra uma parede.

Durante toda a situação, outro segurança observa a cena e só intervém mais tarde, segurando o braço da vítima enquanto ela ainda está no chão, tentando se defender com chutes.

A prefeitura de São Bernardo informou que os dois seguranças envolvidos eram contratados por uma empresa terceirizada e que ambos foram demitidos após o ocorrido. Em nota oficial, o município afirmou repudiar qualquer tipo de violência e garantiu que os treinamentos e as orientações aos profissionais de segurança e controle de acesso serão reforçados.

A Comissão de Direitos Humanos da OAB (Ordem dos Advogados do Brasil) de São Bernardo do Campo também se manifestou, condenando as agressões contra o paciente e classificando-as como tortura. A entidade informou que irá solicitar providências à administração municipal.

Nota da prefeitura:

"A Prefeitura de São Bernardo, por meio da Secretaria de Saúde, repudia os atos de violência praticados por dois seguranças terceirizados contra um paciente no Hospital de Urgência. A empresa de segurança foi notificada, os seguranças foram desligados e serão reforçadas as orientações e treinamentos para todos os colaboradores de segurança e controladores de acesso. A Prefeitura de São Bernardo reitera que não compactua com nenhum tipo de violência e que todas as medidas administrativas estão sendo tomadas para que essa triste situação não se repita e para que os envolvidos sejam exemplarmente punidos".

Classificação Indicativa: Livre


Tags São Paulo Grande São Paulo