Polícia
Publicado em 19/01/2026, às 17h53 - Atualizado às 17h55 Foto: Divulgação/Agência SP Marcela Guimarães
No último domingo (18), a Polícia Militar (PM) encontrou uma grande quantidade de droga escondida em um carro estacionado em uma marina de Cubatão, no litoral de São Paulo.
No total, foram apreendidos 297 kg de pasta base de cocaína, carga avaliada em cerca de R$ 32 milhões (com base no valor da droga no mercado europeu).
A cocaína estava dividida em 255 tijolos e acondicionada em balões equipados com flutuadores e dispositivos de rastreamento.
A principal linha de investigação aponta que o material seria fixado no casco de um navio para transporte internacional.
A ação teve início durante um patrulhamento de rotina, quando policiais receberam a denúncia de que um veículo estaria sendo utilizado para transportar drogas. A partir das informações, a equipe iniciou buscas pelo bairro indicado.
Após consulta ao sistema Muralha Paulista, as autoridades conseguiram identificar o veículo e levantar dados cadastrais relacionados ao responsável pelo carro.
O suspeito foi localizado entrando em outro carro, acompanhado de dois homens. O trio foi abordado. Como nada de ilícito foi encontrado naquele momento, todos foram qualificados e liberados.
Mesmo assim, os policiais seguiram com as buscas. Ao irem até o endereço do suspeito, foram informados de que ele frequentava com regularidade uma marina da região, o que levou a equipe até o local.
No local indicado, os policiais encontraram o carro citado na denúncia estacionado.
Dentro do veículo estavam os tijolos de pasta base de cocaína já prontos para transporte, além de cordas, rastreadores e três flutuadores, levantando a suspeita de envio da droga por meio marítimo.
Um dos homens abordados anteriormente foi localizado no local e acabou preso. Ele foi encaminhado à delegacia, onde permaneceu à disposição da Justiça.
O caso foi registrado como tráfico de drogas e associação criminosa na Delegacia Sede de Cubatão. A Polícia Civil assumiu as investigações e trabalha para identificar outros envolvidos no esquema.
Motorista embriagado atropela grupo na zona leste de São Paulo, mata homem e deixa dois feridos
Ciclistas desaparecidos na Grande SP: o que se sabe sobre o caso até agora?