Polícia
Publicado em 13/02/2026, às 12h47 Foto: Divulgação Érica Sena
Uma operação coordenada pela Polícia Civil do Estado de São Paulo resultou na prisão de nove pessoas suspeitas de integrar uma organização criminosa voltada ao tráfico de drogas no Vale do Paraíba.
A ação, batizada de “La Famiglia”, cumpriu 14 mandados de prisão temporária e 17 de busca e apreensão na quinta-feira (12). Outros cinco investigados ainda são considerados foragidos.
Os mandados foram executados em cidades como Taubaté, Pindamonhangaba, Caçapava, Guarulhos, Bertioga, Caraguatatuba e Jundiaí, entre outros municípios. As idades dos detidos variam entre 22 e 39 anos, como citado pela Agência de Notícias do Governo do Estado de São Paulo.
As apurações tiveram início após a prisão de um homem que estava foragido da Justiça havia mais de oito anos por homicídio. A partir dessa detenção, os investigadores identificaram indícios da existência de uma estrutura criminosa organizada, com divisão de funções e atuação articulada na distribuição de drogas e na circulação de armamentos.
Com base nos levantamentos, a Justiça autorizou as ordens judiciais cumpridas pela Divisão Estadual de Investigações Criminais (Deic) de Taubaté, que liderou a operação com apoio da Polícia Militar do Estado de São Paulo, incluindo equipes da Força Tática e do Batalhão de Ações Especiais de Polícia (Baep), além da Guarda Civil Municipal.
Durante o cumprimento dos mandados, um homem apontado como um dos principais responsáveis pelo abastecimento de drogas na região foi localizado em uma área rural de Caçapava. No local, os policiais apreenderam 11 celulares, um notebook, um veículo, cerca de R$ 200 em dinheiro e 12 porções de maconha.
Os suspeitos presos poderão responder por tráfico de drogas, associação para o tráfico, captura de procurado e cumprimento de mandados judiciais. As investigações continuam para identificar e localizar os demais integrantes da organização, segundo a Polícia Civil.