Política
Publicado em 27/01/2026, às 11h43 Foto: Unsplash Nathalia Quiereguini
O verão segue intenso no Brasil, e os próximos dias prometem marcar mais um episódio de calor extremo seguido de chuva forte.
Um novo ciclone está se formando e deve impactar principalmente as regiões Sul e Sudeste do país ainda nesta semana.
Segundo o Meteored, entre 26 de janeiro e 3 de fevereiro, a população da Região Sul sentirá forte sensação de abafamento desde cedo, com temperaturas já ultrapassando 30 °C pela manhã e máximas que podem chegar próximas dos 40 °C em cidades do Rio Grande do Sul e da metade Oeste da Região Sul.
Até quarta-feira (28), o calor se mantém intenso, com máximas acima dos 36 °C, enquanto a terça-feira (27) pode trazer tempestades isoladas no Paraná, segundo informações do NDMais.
As áreas de alerta incluem a Região Oeste e Campanha do Rio Grande do Sul, além do Centro-Oeste de Santa Catarina e partes do Paraná.
A partir de quarta, as instabilidades se espalham, trazendo chuvas irregulares e risco de temporais, que só se intensificam na quinta-feira (29), quando tempestades podem atingir Uruguaiana pela manhã e avançar em direção a Santa Catarina e Paraná ao longo do dia.
Na sexta-feira (30), a chuva se concentra na metade Leste desses estados e pode chegar ao Nordeste do Rio Grande do Sul. Entre sexta e sábado (31), o novo ciclone deve se consolidar na costa brasileira, entre o Sul e o Sudeste, elevando a instabilidade.
Apesar de ocorrer de forma irregular, os acumulados de chuva podem variar entre 50 mm e 80 mm em grande parte da Região Sul, enquanto no Centro e Nordeste do Paraná, os volumes devem ultrapassar 100 mm, segundo o Meteored.
A sequência de dias vem com extremos: calor intenso no início da semana, seguido de chuvas fortes e temporais em pontos estratégicos do Sul e Sudeste.
É importante se proteger do sol e acompanhar as atualizações meteorológicas, principalmente para quem planeja atividades ao ar livre.
O ciclone ainda não chega com força total, mas seus efeitos já serão sentidos por todo o Sul, lembrando que a combinação de calor e chuvas intensas exige atenção redobrada para evitar transtornos.
Tempestades em SP: veja as orientações da Defesa Civil para se proteger
Virada do mês deve ter ciclone e frente fria com temporais; veja as regiões afetadas