Política

Anvisa manda recolher remédio para hipertensão após problema identificado

Pela gravidade, a Anvisa recomenda que profissionais de saúde e pacientes que tenham contato com unidades do lote comuniquem imediatamente o caso  |  Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

Publicado em 19/09/2025, às 12h12   Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil   Marcela Guimarães

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) determinou a retirada do mercado de um lote do medicamento Furosemida, usado no tratamento da hipertensão.

A decisão foi tomada após a identificação de fragmentos semelhantes a cacos de vidro no produto.

O recolhimento se restringe ao lote 2411191, com validade até 30 de novembro de 2026.

Orientação aos pacientes

A Anvisa recomenda que profissionais de saúde e pacientes que tenham contato com unidades do lote informado comuniquem imediatamente o caso através dos Canais de Atendimento da Agência ou pela Vigilância Sanitária (Visa) local. Os canais estão disponíveis no portal oficial da Anvisa.

Foto: Pexels

Posição da fabricante

Responsável pela produção, a Hypofarma informou em nota que interrompeu a utilização do lote até a conclusão da investigação. Leia na íntegra:

“Reforçamos que seguimos rigorosamente as melhores práticas de fabricação e controle, adotando elevados padrões de qualidade e segurança. Esses processos são constantemente revisados e aprimorados, com o compromisso de garantir a confiança e a tranquilidade de pacientes, profissionais de saúde e da sociedade”.

Classificação Indicativa: Livre


TagsSaúdeAnvisaHipertensãoMedicamentoRemédio

Leia também


Qual é a pressão ideal? Veja qual é o número considerado saudável após mudança


Confira os 5 carros 0 km mais acessíveis do Brasil em setembro de 2025