Política
Publicado em 28/11/2025, às 09h58 Foto: Reprodução/Prefeitura/SP Érica Sena
Uma frente fria avança pelo país nesta sexta-feira (28), criando um cenário de forte instabilidade atmosférica, especialmente na região Sul. De acordo com o Climatempo, o encontro entre calor, umidade e a passagem do sistema frontal deve gerar tempestades isoladas no leste do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná.
As chuvas podem vir acompanhadas de rajadas de vento, queda de granizo e descargas elétricas. No Rio Grande do Sul, as primeiras pancadas atingem o litoral sul, a Serra e o nordeste do estado ainda pela manhã.
À tarde, os temporais podem se intensificar na metade leste, incluindo a Região Metropolitana de Porto Alegre e os Vales. Rajadas podem chegar a 70 km/h no extremo sul do litoral gaúcho, como citado pelo site Metrópoles.
No Sudeste, o dia começa com predomínio de tempo firme, mas áreas de instabilidade ganham força a partir do fim da manhã. Pancadas de chuva atingem o leste e norte de Minas Gerais, Espírito Santo, interior do Rio de Janeiro e o leste paulista.
A combinação entre calor, umidade e perturbações em níveis médios da atmosfera favorece tempestades pontuais. No Triângulo Mineiro e no interior de São Paulo, o tempo segue estável, porém com alerta para umidade relativa abaixo dos 20%. Em São Paulo, a capital terá sol predominante, com máxima de 31°C e chance de chuva isolada no fim da tarde.
No Centro-Oeste, as chuvas se espalham desde cedo por grande parte de Mato Grosso e Goiás, com risco de temporais. À tarde, as instabilidades avançam para Mato Grosso do Sul, especialmente no oeste e norte. Em áreas mais secas, a umidade pode cair abaixo de 20%.
No Nordeste, pancadas moderadas a fortes atingem Bahia, Maranhão e Piauí, enquanto a maior parte da região segue sob tempo firme e umidade crítica, também inferior a 20% em vários estados.
A região Norte tem chuva desde cedo no Acre e Amazonas, com temporais se expandindo para Rondônia, Pará, Roraima e Tocantins ao longo da tarde, reforçando o clima abafado que deve seguir predominante.
Temporais e quedas de energia: saiba o que realmente danifica os eletrodomésticos
Ciclone deve provocar chuva intensa e ventos fortes no Sudeste; veja quando