Política
Publicado em 31/01/2026, às 15h04 Foto: Reprodução/Instagram Ana Caroline Alves
Um paciente morreu durante a transferência da UTI do Instituto do Câncer do Estado de São Paulo (Icesp) após um incêndio atingir o gerador de energia do prédio, na tarde de sexta-feira (30).
O caso foi confirmado neste sábado (31) pelo Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP (HCFMUSP), que coordena o complexo hospitalar localizado no Jardim Paulista, na Zona Oeste da capital.
De acordo com o hospital, o paciente estava em estado extremamente grave e fazia parte de um grupo de internados em UTI, dependentes de ventilação mecânica, que precisaram ser transferidos por segurança.
Durante o deslocamento para outras unidades do complexo, como o Instituto do Coração (InCor) e o Instituto Central, ele apresentou instabilidade clínica, recebeu atendimento imediato, mas não resistiu e morreu. A identidade não foi divulgada, as informações são do G1.
O incêndio começou por volta das 14h na área técnica da caldeira e do gerador de energia do Icesp. Segundo informações do Corpo de Bombeiros, o fogo teve início após uma falha em um dos geradores, que entrou em combustão.
A ocorrência provocou grande quantidade de fumaça, que se espalhou pelo complexo hospitalar e atingiu também o InCor e o prédio da Secretaria Estadual da Saúde.
Por precaução, pacientes foram removidos de quartos próximos e levados para áreas externas ou para outros prédios do complexo. Seis pacientes oncológicos do Icesp, que não estavam entubados, foram realocados para o InCor, enquanto outros três foram transferidos para o Hospital das Clínicas.
A Secretaria da Segurança Pública informou que o 14º Distrito Policial, em Pinheiros, instaurou um inquérito para apurar as causas do incêndio. Peritos do Instituto de Criminalística devem analisar o local para identificar como o fogo começou e se houve falhas técnicas ou responsabilidades administrativas.
Em nota, o Icesp lamentou a morte do paciente e afirmou que prestou acolhimento e apoio à família. A Secretaria Estadual da Saúde reforçou que os protocolos de segurança foram adotados rapidamente e que não houve outros feridos.
Ex-piloto Pedro Turra é preso por agressão que deixou adolescente em coma
São Paulo aumenta proteção animal com canal online para denúncias de maus-tratos; veja como usar