Política

Mulheres atingidas por raio em Brasília relatam momento: "Tremia toda"

Mulheres feridas contam como sobreviveram ao incidente durante ato em Brasília na Praça do Cruzeiro e dizem não se arrepender da participação  |  Foto/João Paulo Biage/Jornal O Povo

Publicado em 26/01/2026, às 09h29   Foto/João Paulo Biage/Jornal O Povo   Érica Sena

Duas apoiadoras do deputado federal Nikolas Ferreira (PL-MG) relataram os momentos de tensão vividos após serem atingidas por um raio durante um ato político em Brasília, no último domingo (25).

Em entrevista à CNN Brasil, Natalia Queiroz, de 29 anos, e Ludmila Fernanda, de 20, falaram sobre o impacto da descarga elétrica, o atendimento médico e as consequências físicas do episódio ocorrido na Praça do Cruzeiro, região central da capital federal.

As duas são naturais de Cuiabá (MT) e viajaram a Brasília na sexta-feira (23) para participar da mobilização. Segundo Natalia, a forte chuva que atingiu o local fez com que o grupo permanecesse próximo, tentando se proteger da água., como citado pela CNN Brasil.

“Veio um clarão e eu caí”

Natalia descreveu o momento do impacto como repentino e assustador. “De repente veio um clarão muito forte e bateu no meu peito”, relatou. Ela contou que caiu para trás e, em meio à confusão, outras pessoas acabaram caindo por cima delas.

“Eu me tremia toda. Quando olhei para trás, vi a Ludmila totalmente desmaiada.

Desesperada, Natalia pediu ajuda às pessoas que estavam próximas. Ludmila foi uma das primeiras vítimas a dar entrada no Hospital de Base do Distrito Federal (HBDF), para onde parte dos feridos foi encaminhada.

Foto: Divulgação

Desorientação e sequelas físicas

Ludmila afirmou que se lembra apenas de ter ouvido “um estrondo e visto uma luz branca muito forte” antes de perder a consciência. Depois disso, recorda-se apenas de acordar já no hospital, ouvindo pessoas tentando reanimá-la.

Ela passou por exames de sangue e um eletrocardiograma. De acordo com Natalia, a amiga apresenta hematomas nas pernas e outras sequelas físicas, resultado tanto do impacto quanto da queda no meio da multidão.

Apesar do susto, ambas afirmaram que não se arrependem de ter participado do ato.

Atendimento de emergência mobilizou bombeiros

Segundo o Corpo de Bombeiros do Distrito Federal, 72 pessoas foram atendidas no local. Destas, 42 estavam estáveis, conscientes e orientadas. Outras 30 vítimas foram encaminhadas ao Hospital de Base e ao Hospital Regional da Asa Norte (HRAN), sendo que oito apresentavam quadro instável.

Entre os ferimentos registrados estão queimaduras nas mãos e no tórax. Além dos casos diretamente relacionados ao raio, houve atendimentos por torções e episódios de hipertermia, provocados pelas condições climáticas. A corporação mobilizou 25 viaturas, incluindo 10 unidades de resgate, para o atendimento imediato das vítimas.

Classificação Indicativa: Livre


TagsPolíticaBrasil

Leia também


Após raio atingir manifestantes em ato, Nikolas Ferreira se posiciona; entenda


Raio atinge apoiadores de Nikolas Ferreira durante ato em Brasília