Política

Sisu 2026: entenda as novas regras e veja a data de inscrição

Sisu terá maior número de instituições da história e passará a usar a melhor nota entre três edições do Enem; confira todas as novidades  |  Foto: Juca Varella/Agência Brasil.

Publicado em 02/01/2026, às 11h34   Foto: Juca Varella/Agência Brasil.   Bianca Novais

As inscrições para o Sistema de Seleção Unificada (Sisu) 2026 começam no dia 19 de janeiro e seguem até o dia 23, exclusivamente pela internet. O processo é gratuito e deve ser feito pelo Portal de Acesso Único ao Ensino Superior. Segundo informações da CNN Brasil, cada candidato poderá escolher até duas opções de curso durante o período de inscrição.

O resultado da chamada regular será divulgado em 29 de janeiro de 2026, com início das matrículas nas instituições selecionadas a partir de 2 de fevereiro.

O Sisu 2026 vai aceitar notas das últimas três edições do Enem (2025, 2024 e 2023). Foto: Foto: Reprodução/INEP.

Maior edição da história

A edição de 2026 será a maior já realizada pelo Sisu. Ao todo, 136 instituições públicas, entre universidades, institutos federais e centros federais de educação tecnológica, vão ofertar 274,8 mil vagas em 7.388 cursos.

Nova regra do Enem

A principal novidade do Sisu 2026 é a mudança na forma de cálculo da nota. A partir deste ano, o sistema passará a considerar os resultados das três últimas edições do Enem (2023, 2024 e 2025). Será utilizada a nota que gerar a melhor média ponderada, conforme o curso escolhido pelo candidato.

Em caso de empate, o critério de desempate será a maior nota obtida em uma das disciplinas, seguindo uma ordem de prioridade definida no edital do MEC.

Quem pode participar?

Só poderão se inscrever candidatos que tenham participado de ao menos uma dessas edições do Enem, com nota acima de zero na redação, e que não tenham feito a prova como treineiros (estudantes que ainda não concluíram o ensino médio).

Cotas e ações afirmativas

O candidato poderá concorrer tanto pela ampla concorrência quanto pelas modalidades de reserva de vagas da Lei de Cotas e pelas ações afirmativas específicas de cada instituição. Para isso, é necessário preencher o cadastro socioeconômico no momento da inscrição.

Conforme explicou o MEC em nota, após a classificação geral, será respeitada a proporção de vagas destinadas a estudantes de escolas públicas, baixa renda, pessoas com deficiência, pretos, pardos, indígenas e quilombolas.

Quem não for selecionado na chamada regular poderá manifestar interesse na lista de espera entre 29 de janeiro e 2 de fevereiro de 2026.

Cronograma do Sisu 2026

Classificação Indicativa: Livre


Tagseducaçãosisu

Leia também


Concursos de 2026 prometem salários de até R$ 29 mil e disputa acirrada no DF


Quando volta o rodízio de veículos em SP? Veja as datas de janeiro