Política

Suspeita de contaminação leva Anvisa a proibir medicamentos; veja quais

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) estipulou a interdição cautelar de dois medicamentos produzidos no Brasil  |  Foto: Agência Brasil

Publicado em 09/10/2025, às 12h20   Foto: Agência Brasil   Bianca Rossi

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) optou por interditar temporariamente a venda de dois medicamentos. A decisão foi publicada no Diário Oficial da União e tem como objetivo garantir a segurança dos cidadãos. Os produtos só retornarão ao mercado após a conclusão de testes e análises complementares.

Os medicamentos sob interdição cautelar são: o antibiótico Vancotrat 500 mg, da União Química Farmacêutica Nacional S/A, e o anestésico cloridrato de lidocaína – 20 mg/ml, fabricado pela Hypofarma — Instituto de Hypodermia e Farmácia Ltda.

O caso do antibiótico Vancotrat 500 mg

Esse medicamento é normalmente utilizado no tratamento de infecções como pneumonia. O lote nº 2518163 está interditado temporariamente devido a desconformidade visual: o produto diluído apresentou uma tonalidade alaranjada, diferente da cor prevista na bula oficial.

O caso do anestésico cloridrato de lidocaína – 20 mg/ml

A proibição ocorreu após a suposta presença de um inseto ter sido identificada em uma das ampolas. O lote afetado é o nº 25010360, com validade até janeiro de 2027.

À reportagem do Metrópoles, a Hypofarma informou que realizou análises técnicas detalhadas e garantiu que "não encontrou qualquer indício de contaminação".

Como manter a segurança

Para garantir a segurança, a Anvisa determinou a suspensão imediata do uso dos produtos. A agência orienta que qualquer ocorrência seja comunicada à Vigilância Sanitária ou diretamente à Anvisa.

Classificação Indicativa: Livre


Tags

Leia também


Anvisa suspende creatina, whey, cúrcuma e chá verde; veja quais marcas foram banidas


Anvisa suspende venda de suplementos por riscos à saúde; confira marcas