Política
Publicado em 07/01/2026, às 12h58 Foto: Divulgação Érica Sena
O início de 2026 será marcado por uma verdadeira maratona de resultados e prazos para estudantes que participaram do Enem e dos principais vestibulares do país.
Janeiro concentra a divulgação das notas, chamadas de aprovados e abertura de matrículas em universidades públicas e privadas, exigindo atenção redobrada de quem sonha com uma vaga no ensino superior.
Entre os destaques estão o resultado do Enem 2025, que serve de base para programas federais, e as listas das três maiores universidades paulistas: USP, Unesp e Unicamp, como citado pelo site Exame.
A Fuvest divulga a primeira chamada em 23 de janeiro. Os aprovados devem realizar a primeira etapa da matrícula virtual entre 27 e 30 de janeiro. No mesmo dia 23, a Unicamp também publica sua primeira lista de aprovados, com matrícula virtual prevista para 26 e 27 de janeiro.
Já a Unesp libera o resultado do vestibular em 30 de janeiro, a partir das 10h. A matrícula virtual da primeira chamada ocorre entre 2 e 4 de fevereiro.
O Ministério da Educação confirmou que o resultado individual do Enem 2025 será divulgado em janeiro, embora a data exata ainda não tenha sido anunciada. Tradicionalmente, as notas são liberadas na primeira quinzena do mês e podem ser consultadas na Página do Participante.
A edição do Enem foi aplicada em novembro, com exceção de cidades do Pará, onde as provas ocorreram no fim do mês por causa da COP30. As notas poderão ser usadas para ingresso em universidades por meio do Sisu, ProUni e Fies.
O Sisu 2026 abrirá inscrições entre os dias 19 e 23 de janeiro, ofertando 274,8 mil vagas em instituições públicas de todo o país. O resultado da chamada regular será divulgado em 29 de janeiro, mesma data em que começa o prazo para manifestação de interesse na lista de espera, que segue até 2 de fevereiro.
Uma novidade desta edição é a possibilidade de o candidato utilizar notas do Enem de 2023, 2024 ou 2025, valendo aquela que gerar a melhor média para o curso escolhido. Já as datas do ProUni e do Fies ainda não foram confirmadas, mas tradicionalmente ocorrem em janeiro e fevereiro, respectivamente.
Classificação Indicativa: Livre