Entretenimento
Com a proximidade do 9 de Julho, muita gente se pergunta: é feriado ou apenas ponto facultativo em São Paulo? A resposta é clara — sim, é feriado oficial em todo o estado.
A data celebra o início da Revolução Constitucionalista de 1932, um dos acontecimentos históricos mais importantes para os paulistas. O feriado foi instituído por lei estadual sancionada em 1997 pelo então governador Mário Covas e, desde então, é considerado um dia de paralisação em todo o território paulista.
Neste ano, o 9 de Julho cai em uma quarta-feira, o que deve impactar o funcionamento de órgãos públicos, bancos, repartições estaduais e parte do comércio. Serviços essenciais, como saúde e transporte, podem operar em esquema de plantão, dependendo da cidade.
Em 1932, um movimento armado liderado por paulistas teve início contra o governo provisório de Getúlio Vargas. A população exigia uma nova Constituição para o Brasil, após Vargas ter assumido o poder dois anos antes, sem eleições diretas.
O estopim do conflito foi a morte de quatro jovens — Martins, Miragaia, Dráusio e Camargo — durante um protesto. A partir dali, nasceu o movimento MMDC, que organizou o levante militar. A Revolução durou até outubro e terminou com derrota das tropas paulistas. Segundo o portal Metrópoles, no entanto, a mobilização popular foi tão significativa que, anos depois, o país ganhou uma nova Constituição e os paulistas, uma data oficial para lembrar a luta.
Então, se você mora em São Paulo e está fazendo planos para o meio da semana, pode se programar: o 9 de Julho é, sim, feriado estadual.
Classificação Indicativa: Livre