Entretenimento

Milton Nascimento recebe diagnóstico surpreendente; veja estado de saúde do cantor

Reprodução/ Instagram
O cantor Milton Nascimento, aos 82 anos, recebeu o diagnóstico de demência por corpos de Lewy, conforme divulgado pela revista Piauí.  |   BNews SP - Divulgação Reprodução/ Instagram
Gabriela Teodoro Cruz

por Gabriela Teodoro Cruz

[email protected]

Publicado em 02/10/2025, às 10h40



Aos 82 anos, Milton Nascimento, um dos maiores ícones da música brasileira, recebeu o diagnóstico de demência por corpos de Lewy (DCL). A informação foi divulgada nesta quinta-feira (2) pela Revista Piauí.

Procurado pela CNN, Augusto Nascimento, filho do cantor, pediu compreensão e respeito neste momento. Ele ressaltou que esse será o “único comunicado à imprensa sobre o caso”.

O que aconteceu com Milton Nascimento? 

De acordo com a publicação, os indícios começaram após o desfile da escola de samba Portela, que homenageou Milton na Sapucaí, e o lançamento do documentário “Milton Bituca Nascimento”. Augusto notou o pai mais esquecido, com pouco apetite e o olhar muitas vezes fixo em um único ponto.

O músico também passou a repetir histórias em questão de minutos algo incomum para quem sempre foi conhecido por relatar longos episódios de sua trajetória.

O diagnóstico

Em abril, uma série de exames foi realizada para avaliar memória, atenção, linguagem e raciocínio. O médico Weverton Siqueira afirmou ter ficado preocupado com o quadro de declínio cognitivo e solicitou novas análises.

No mês seguinte, Augusto decidiu levar o pai em uma viagem de motorhome pelos Estados Unidos. Poucas semanas após o retorno, veio a confirmação: além do Parkinson, diagnosticado em 2023, Milton agora enfrenta também a demência por corpos de Lewy.

O que é demência por corpos de Lewy? 

A demência por corpos de Lewy (DCL) é um distúrbio neurodegenerativo progressivo que causa declínio cognitivo, problemas de movimento semelhantes ao Parkinson (parkinsonismo), alterações de comportamento e sono.

Segundo o National Institute on Aging (EUA), a doença é causada por depósitos anormais de uma proteína chamada alfa-sinucleína no cérebro, que afeta substâncias químicas responsáveis por funções como pensamento, humor, comportamento, movimento e memória.

Embora não tenha cura, existem medicamentos e terapias multidisciplinares podem ajudar a controlar os sintomas, melhorando a qualidade de vida dos pacientes, segundo a Cleveland Clinic e a NeuronUP. 

Classificação Indicativa: Livre

Facebook Twitter WhatsApp