Entretenimento
por Camila Lutfi
Publicado em 09/08/2025, às 12h01
Localizada no noroeste do estado de São Paulo, na fronteira com o Mato Grosso do Sul, a Ilha da Solteira é destaque em praias artificiais.
Mesmo longe do litoral, o município oferece espaços refrescantes e belas paisagens para os residentes e turistas da região.
A cidade faz parte também da Região Turística Tietê Vivo e é considerada estáncia turística, o que garante a esses municípios uma verba maior por parte do Estado para a promoção do turismo regional.
Assim, a cidade dispõe de hotéis, pousadas e casas de veraneio para aluguel, oferecendo também boas opções de restaurantes que servem pratos típicos da região.
Entre outras cidades que compõem a rota do Tietê Vivo, é possível destacar:
Ilha da Solteira fica a mais de 660 km da capital paulista e, para auxiliar a localização do turista, há um arquipélago fluvial chamado de Cinco Ilhas.
O nome do município se deu pelo apelido de uma das cinco ilhas desse arquipélago — a mais afastada.
A quinta ilha possui 2km de comprimento por 300 m de largura, e também fica próxima à usina hidrelétrica de mesmo nome, que fornece energia para a região e é a maior do estado de São Paulo.
Ilha Solteira possui três grandes rios, o que a permite ter diversas praias artificiais espalhadas pela cidade.
A Praia Catarina, por exemplo, construída às margens do Rio Paraná, possui infraestrutura focada em mergulho e lazer dos residentes e turistas.
Para quem busca praticar atividades na água, a Praia Marina oferece ambiente interessante para a prática de windsurfe e jet-ski. Ela fica localizada na margem esquerda do rio São José dos Dourados.
Além das praias, é possível realizar um tour guiado pela Usina Hidrelétrica de Ilha Solteira e aproveitar o Parque da Mantiqueira – Cidade das Crianças, o Centro de Conservação da Fauna Silvestre, o Parque das Nações Indígenas e o Mirante do Rio Paraná.
*Com informações da Gazeta de S. Paulo e São Paulo Secreto
Classificação Indicativa: Livre