Entretenimento

Descubra por que a Fiat Strada é a picape favorita do Brasil

Reprodução/ Fiat
Fiat Strada se destaca com quase 145 mil unidades emplacadas, mantendo a liderança no mercado de veículos leves.  |   BNews SP - Divulgação Reprodução/ Fiat
Gabriela Teodoro Cruz

por Gabriela Teodoro Cruz

[email protected]

Publicado em 07/07/2025, às 10h12



A Fiat Strada manteve a liderança como o veículo leve mais vendido do país pelo quarto ano consecutivo, com quase 145 mil unidades emplacadas em 2024. O modelo é referência no segmento por combinar tradição, baixo custo de manutenção e um leque de versões que atendem tanto empresas quanto consumidores urbanos.

Evolução e conquista de diferentes públicos

Segundo informou Jady Peroni, em reportagem exibida no canal Autoesporte no YouTube, a Strada segue ampliando sua base de clientes e consolidando sua presença no mercado. Lançada em 1998, a picape passou por uma grande renovação em 2020, quando adotou a base estrutural do Mobi o que trouxe mais segurança, rigidez e leveza ao modelo.

Versões, preços e vantagens para empresas

A linha 2025 oferece sete versões, com preços entre R$ 103.990 e R$ 137.990. Nas vendas diretas, voltadas a empresas, produtores rurais e frotistas, os descontos podem chegar a 15%. Isso ajuda a explicar por que quase metade dos licenciamentos da Strada é destinada a pessoas jurídicas.

Destaque para a caçamba e equipamentos

Na versão cabine dupla, a caçamba oferece 844 litros e 650 kg de capacidade. Na cabine simples, chega a 1.354 litros e 750 kg. A tampa suporta até 400 kg e o protetor de caçamba é item de série. A partir da versão Freedom, há capota marítima e santantônio.

Motorização, consumo e manutenção

A Strada traz motores 1.3 Firefly (107 cv) e 1.0 Turbo 200 (130 cv), com consumo de até 14,7 km/l. O sistema TC+ melhora a tração em pisos escorregadios. Segundo Jady Peroni, o custo das três primeiras revisões gira em torno de R$ 2.300 — valor competitivo no segmento. 

Com quase três décadas de mercado, a credibilidade construída segue sendo o maior trunfo, mesmo diante de críticas ao espaço traseiro e à ausência de tecnologias mais avançadas. 

Classificação Indicativa: Livre

Facebook Twitter WhatsApp