Entretenimento
O Dia dos Professores, celebrado em 15 de outubro por todo o país, não é feriado, informa a CNN Brasil.
A data é comemorada desde 1963, quando o presidente João Goulart assinou o decreto 52.682, que estabelece o dia apenas como feriado escolar.
O objetivo da celebração é reconhecer e enaltecer o "mestre na sociedade moderna", incluindo estudantes e suas famílias, de acordo com o decreto.
Contudo, como a quarta-feira (15) não é feriado no Brasil, o trabalho segue normalmente.
A folga para alunos e professores ou a realização de atividades especiais fica por conta de cada instituição de ensino.
A origem do Dia dos Professores data do período imperial, de acordo com a Secretaria de Educação do Estado de São Paulo. Foi em 15 de outubro de 1827 que Dom Pedro I instituiu o decreto do Ensino Elementar no Brasil.
O texto estabelecia a descentralização do ensino, incluindo o salário dos professores, as matérias-base curriculares e o modelo de contratação dos docentes.
A ideia de transformar a data de promulgação do decreto de Pedro I em um feriado para homenagear os profissionais de ensino veio de um professor paulista, em 1947.
Professor Samuel Becker e mais três educadores sugeriram que 15 de outubro fosse um dia de folga, já que o segundo semestre letivo era muito longo e havia também a necessidade de uma pausa para analisar o restante do ano.
Com grande adesão de outros professores, a tradição foi se reproduzindo pelas cidades do Brasil até a determinação do Decreto Federal 52.682, de 14 de outubro de 1963.
Confira a lista dos próximos feriados e pontos facultativos de 2025:
Classificação Indicativa: Livre