Entretenimento
A madrugada de 29 para 30 de julho reserva um verdadeiro show no céu. Duas chuvas de meteoros Southern Delta Aquariids e Alpha Capricornids atingem o pico ao mesmo tempo, criando um espetáculo celeste raro e imperdível.
O fenômeno poderá ser visto com mais clareza em regiões do hemisfério sul e promete um desfile de estrelas cadentes para quem estiver longe da poluição luminosa.
O principal destaque é a chuva Southern Delta Aquariids, que pode alcançar até 20 meteoros por hora. Esse chuveiro é famoso por deixar rastros de luz suaves e duradouros, que cortam o céu antes de desaparecer lentamente.
Essa chuva começou em 18 de julho e vai até 12 de agosto, mas é na última semana do mês que os meteoros surgem com mais intensidade.
O melhor momento para observar é nas horas antes do amanhecer, quando a constelação de Aquário origem aparente dos meteoros está mais alta no céu.
Para uma experiência completa, escolha um local escuro e afastado de luzes artificiais. Quanto menos poluição luminosa, melhor será a visibilidade do fenômeno.
Junto com os Southern Delta Aquariids, a chuva Alpha Capricornids também atinge seu pico na mesma noite. Embora menos intensa com de cinco a dez meteoros por hora ela chama atenção por suas bolas de fogo lentas e brilhantes, que deixam rastros longos e luminosos.
Esse fenômeno tem origem no cometa 169P/NEAT, que completa sua órbita a cada 4,2 anos. A constelação de Capricórnio é o ponto de radiação desse chuveiro, o que o torna um belo complemento ao espetáculo celeste.
O hemisfério sul será privilegiado com a melhor visão da dupla chuva de meteoros. Mas quem estiver no hemisfério norte também poderá acompanhar é só olhar em direção ao sul, especialmente nas primeiras horas do dia 30.
Classificação Indicativa: Livre