Entretenimento
A auxiliar administrativa Eliza Feitoza, de 33 anos, conquistou o público ao chegar à pergunta final do quadro Quem Quer Ser um Milionário, do Domingão com Huck, no último domingo (13). Natural de Pirambu, no litoral de Sergipe, Eliza fez história ao se tornar a primeira participante a alcançar a pergunta de R$ 1 milhão com a garantia de não perder o valor acumulado R$ 500 mil mesmo que errasse a resposta.
A pergunta decisiva envolvia um momento marcante da história do futebol brasileiro: o "Maracanazo", como ficou conhecido o episódio em que o Brasil foi derrotado pelo Uruguai na final da Copa do Mundo de 1950. A dúvida era: quem marcou o gol da virada uruguaia? Eliza, apesar de admitir que não sabia a resposta com certeza, arriscou. “Antes do ano letivo começar, eu já estudava sozinha. Sempre fui autodidata. Agora é o chute mais caro da televisão brasileira”, brincou.
Ela escolheu a alternativa B, apontando Obdulio Ghiggia como o autor do gol. No entanto, a resposta correta era a alternativa A: Alcides Ghiggia. Com isso, Eliza deixou o programa com meio milhão de reais e uma história inspiradora.
Eliza enfrentou uma trajetória de superação até chegar à TV. Cresceu em uma casa de barro com os pais e quatro irmãos, todos criados com esforço pelos pais, dona Griselhia e seu Edmilson, um pescador conhecido por ter conseguido que os quatro filhos entrassem na Universidade Federal de Sergipe. Eliza foi aprovada em quarto lugar no curso de Relações Internacionais, após estudar exclusivamente em escolas públicas. “Nas férias, eu ia para a biblioteca. Eu não pensava na escola, pensava no vestibular”, contou. Ela e os irmãos também criaram um grupo de estudos para incentivar outros jovens da comunidade a buscar o ensino superior.
Emocionado com sua trajetória, Luciano Huck destacou: “Você deu uma aula de resiliência. Mostrou que o lugar onde a gente nasce não determina onde podemos chegar.” Eliza, visivelmente tocada, respondeu: “Minha história é como a de muitos brasileiros. É simples, mas é a prova de que a educação transforma.”
Classificação Indicativa: Livre