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GWM no Brasil: quais carros serão produzidos na nova fábrica?

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A nova unidade da GWM em Iracemápolis terá capacidade para 30 mil veículos por ano e promete gerar mil empregos até 2025.  |   BNews SP - Divulgação Foto: Reprodução/GWM
Fernanda Montanha

por Fernanda Montanha

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Publicado em 19/08/2025, às 10h51



A montadora chinesa GWM abriu sua primeira unidade no Brasil, localizada em Iracemápolis, interior de São Paulo, na última sexta-feira (15). A cerimônia contou com a presença do presidente Luiz Inácio Lula da Silva e marcou a chegada da terceira fábrica da GWM fora da China.

A planta terá capacidade para produzir 30 mil veículos por ano e gerar cerca de 1 mil empregos até o final de 2025. Atualmente, já conta com 600 funcionários, com meta de atingir mil até o final deste ano.

GWM

Produção e modelo de montagem

A GWM adotará o sistema chamado “peça por peça” (part by part), no qual os componentes chegam prontos e são montados na fábrica. Embora muitas peças ainda sejam importadas, a expectativa é que até o próximo ano 60% do conteúdo seja de origem nacional.

Ao longo de dez anos, a montadora planeja investir R$ 10 bilhões no Brasil, consolidando sua presença no mercado e fortalecendo a cadeia produtiva local.

Três modelos iniciais

A unidade irá produzir três modelos diferentes:

Haval H6: SUV híbrido com cinco versões — três HEV (híbrido tradicional) e duas PHEV (plug-in). Mede 4,7 metros de comprimento e 1,73 metro de altura, combinando desempenho e economia de energia.

Haval H9: SUV de sete lugares, concorrente direto do Tiggo 8, com motor 2.4 Turbo Diesel de 184 cv e câmbio automático de nove marchas. Possui 4,95 metros de comprimento, assentos climatizados, câmera 360°, central multimídia e tecnologias de assistência ao condutor (ADAS).

Poer P30: Picape robusta com motor 2.4 Turbo Diesel e dimensões generosas de 5,41 metros de comprimento. Compartilha os itens de série do H9, oferecendo conforto e tecnologia para o segmento de caminhonetes médias.

“Os modelos combinam inovação, potência e sofisticação para o mercado brasileiro”, destaca a empresa.

Primeiro centro de pesquisa na América Latina

Além da fábrica, a GWM anunciou o primeiro centro de desenvolvimento da América Latina, que contará com 60 engenheiros e técnicos. O objetivo é criar motores híbridos flex e adaptar os veículos às preferências dos consumidores brasileiros, promovendo soluções de mobilidade mais sustentáveis.

Com a inauguração da unidade e do centro de pesquisa, a GWM reforça sua estratégia de expansão e inovação, consolidando sua presença no setor automotivo do país e oferecendo alternativas híbridas e conectadas para o público brasileiro, segundo o Olhar Digital.

Classificação Indicativa: Livre

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