Entretenimento
Por mais de 10 anos, "Invocação do Mal" conquistou um espaço como uma das maiores referências do gênero.
Foram dez filmes que não só acompanharam a trajetória de Ed e Lorraine Warren, mas também deram vida a figuras icônucas como a boneca Annabelle e a Freira.
A força da franquia vem justamente do fato de que parte dessas histórias nasceu de investigações reais conduzidas pelo casal, como mostra CNN.
Chega nesta quinta-feira (4) aos cinemas, o último longa protaganizado pelos Warren.
A trama mergulha no caso da família Smurl, que relatou viver em uma casa atormentada por uma presença demoníaca nos anos 1970 e 80, na Pensilvânia.
O barulhos, cheiros estranhos, agressões físicas e até ataques sexuais foram descritos pela fa,ília. Ed e Lorraine documentaram meses de fenômeno no local incluindo fitas com os sons misteriosos.
O filme que deu início à saga, lançado em 2013, trouxe o caso da família Perron, em Rhode Island. Os moradores relatavam ataques violentos de espíritos e a presença de Bathsheba Sherman, uma suposta bruxa do século 19.
Os Warrens registraram episódios de possessão, móveis se movendo sozinhos e ataques físicos. A família resistiu até 1980, quando deixou a casa.
Nos anos 1970, estudantes de enfermagem afirmaram que uma boneca estava possuída. Para os Warrens, não era o espírito de uma criança, mas uma entidade demoníaca.
O objeto se tornou o artefato mais famoso da coleção dos investigadores e, até hoje, permanece trancado para evitar riscos.
Na Londres dos anos 1970, a família Hodgson foi manchete de jornais ao relatar vozes graves, objetos arremessados e móveis que se moviam sozinhos. O caso dividiu especialistas: fraude ou fenômeno paranormal?
Para Ed e Lorraine, não havia dúvidas de que era uma manifestação genuína.
Em 1981, um crime nos Estados Unidos ficou marcado como o “primeiro julgamento da possessão demoníaca”. Acusado de homicídio, Arne Johnson alegou ter sido dominado por uma entidade durante um exorcismo.
Apesar da defesa inédita, a Justiça condenou Johnson por homicídio culposo.
“Invocação do Mal” mistura cinema e realidade, e talvez seja isso que torna sua franquia tão aterrorizante, porque, para muitos, aquelas histórias não ficaram apenas na ficção.
Classificação Indicativa: Livre