Entretenimento
A representante do Vietnã no Miss Universo 2025, Nguyễn Hương Giang, chega à final desta quinta-feira (20) como a única mulher trans entre mais de 120 candidatas.
Segundo o portal Itatiaia, a cantora, atriz e modelo, ela é a primeira asiática transgênero a competir no concurso e se prepara para subir ao palco da Impact Arena, em Nonthaburi, na Tailândia, a partir das 22h (horário local).
Ver essa foto no Instagram
Nascida em Hanói, Hương Giang já acumulava reconhecimento internacional antes de chegar ao Miss Universo. Em 2018, ela venceu o Miss International Queen, principal concurso global voltado exclusivamente para mulheres trans, realizado na Tailândia.
Seu destaque também se reflete nas redes sociais: com 4,3 milhões de seguidores no Instagram, ela é a candidata mais popular da edição.
A presença de mulheres trans no Miss Universo é recente. A primeira delas foi Ángela Ponce, da Espanha, em 2018. Em 2023, outras duas concorrentes trans também disputaram o título: a holandesa Rikkie Valerie Kollé e a portuguesa Marina Machete. Com isso, Hương Giang se torna a quarta mulher trans a participar oficialmente da competição.
Para o público brasileiro, esta edição marca o retorno da transmissão oficial após quatro anos. A final poderá ser acompanhada gratuitamente pelo RecordPlus, streaming da Record, e no portal R7, a partir das 21h45.
A apresentação será de Michelle Barros, com comentários de Natália Guimarães, vice-Miss Universo 2007, enquanto Julia Gama, vice-campeã de 2020, traz informações diretamente da Tailândia. A coroação será feita pela atual Miss Universo, a dinamarquesa Victoria Kjær Theilvig.
A Band foi a última emissora a exibir o concurso no Brasil. Em 2020, a final foi transmitida pelo YouTube oficial, mas entre 2021 e 2024 não houve transmissão nacional.
Classificação Indicativa: Livre