Entretenimento

Mural em homenagem a Preta Gil é pintado por artistas na Zona Sul de SP

Foto: Reprodução/Tv Globo
A pintura retrata Preta Gil e seu pai, Gilberto Gil, em um gesto de gratidão, simbolizando a conexão entre eles e a despedida.  |   BNews SP - Divulgação Foto: Reprodução/Tv Globo
Fernanda Montanha

por Fernanda Montanha

[email protected]

Publicado em 24/07/2025, às 09h40



Nesta quarta-feira (23), os artistas plásticos e irmãos Pedro e Paulo Terra realizaram um mural em tributo à cantora Preta Gil, na Estrada do Campo Limpo, na Zona Sul de São Paulo. A pintura mostra a artista sorrindo, com as mãos unidas em sinal de gratidão. Ao lado, aparece Gilberto Gil, seu pai, soprando um beijo, acompanhado da frase: "Obrigado por tudo".

A homenagem foi idealizada por Paulo, que se disse tocado pela trajetória da cantora e sua batalha contra o câncer. “Acompanhei toda a luta dela pela cura. Estava esperançoso como fã, e foi um choque receber a notícia. A gente sempre acredita na recuperação, mas essa doença é implacável. Quis expressar meu carinho por meio da arte, que é o que sei fazer”, relatou ao G1. Ele explicou ainda que, ao planejar o mural, decidiu incluir a imagem do pai de Preta como um gesto simbólico de despedida. “A figura dele mandando um beijo e ela em um gesto de agradecimento ficou muito emocionante.”

Preta Gil faleceu no último domingo (20), em Nova York, após passar mal a caminho do aeroporto. Ela se preparava para retornar ao Brasil, mas não resistiu. O corpo deve desembarcar em São Paulo na manhã desta quinta-feira (24) e será levado para o Rio de Janeiro, onde ocorrerá o velório.

A cerimônia de despedida acontecerá no Theatro Municipal do Rio de Janeiro, das 9h às 13h, com acesso liberado ao público. O espaço, que fica no Centro da cidade, ganhou recentemente o nome de Preta no circuito de blocos carnavalescos da região.

Preta Gil, filha de Gilberto Gil e Sandra Gadelha, iniciou sua carreira musical aos 29 anos, após experiências como produtora e publicitária. Seu álbum de estreia, “Prêt-à Porter”, incluía o sucesso “Sinais de Fogo”. Ao longo dos anos, lançou trabalhos marcantes como “Preta” (2005), “Noite Preta” (2010) e criou o tradicional “Bloco da Preta”, que arrastou multidões no carnaval carioca. Também foi apresentadora e levou sua irreverência para a TV no programa “Vai e Vem”.

Classificação Indicativa: Livre

Facebook Twitter WhatsApp