Entretenimento
Especialistas afirmam que reduzir o consumo de álcool traz uma série de benefícios para a saúde, que começam a aparecer já nos primeiros dias.
Quais os sinais de melhora no corpo?
O fígado é um dos primeiros órgãos a sentir os efeitos positivos. Responsável por metabolizar o álcool, ele entra em um processo de regeneração assim que a ingestão para.
A qualidade do sono também melhora, pois, o álcool fragmenta os ciclos do sono profundo (REM). Ao parar de beber, o sono se torna mais restaurador. A consequência é mais disposição, clareza mental, foco e melhor humor.
O álcool prejudica o metabolismo e os nutrientes?
Quem consome álcool com frequência pode ter deficiência de vitaminas e minerais, como o complexo B, vitamina C, D, ferro, zinco e magnésio. Isso compromete a imunidade e até o funcionamento neurológico. Um mês sem álcool permite que o corpo volte a absorver melhor esses nutrientes, especialmente se houver uma alimentação equilibrada.
E, como o álcool é diurético e inflamatório, ele contribui para a desidratação e piora a qualidade da pele. Há também redução da acne, vermelhidão e inchaços.
A pergunta que não quer calar: Parar de beber ajuda a emagrecer e ganhar massa?
Sim, e não apenas por conta das calorias. O álcool inibe a queima de gordura, pois o corpo prioriza a metabolização da bebida. Além disso, ele prejudica a recuperação muscular e reduz hormônios como testosterona e GH.
O coração também se beneficia?
Segundo o cardiologista Eugênio Moraes, em entrevista para o Viva Bem - UOL. “Mesmo pequenas quantidades podem afetar o sistema neurológico, cardiovascular e hepático”.
O álcool pode favorecer arritmias, hipertensão e até insuficiência cardíaca. Ao parar de beber, há redução da pressão arterial e melhora na frequência cardíaca, reduzindo o risco de infarto e AVC.
A OMS (Organização Mundial da Saúde) diz que mesmo o consumo considerado moderado de álcool pode causar danos progressivos ao organismo.
Classificação Indicativa: Livre