Entretenimento
A Academia Brasileira de Cinema divulgou nesta segunda-feira (8) os seis filmes finalistas que concorrem à vaga de representante oficial do Brasil no Oscar 2026.
O escolhido será anunciado no dia 15 de setembro e disputará uma indicação na categoria de Melhor Filme Internacional, uma das mais tradicionais da cerimônia.
Entre os longas, dois nomes já chamam atenção. “O Agente Secreto”, de Kleber Mendonça Filho e estrelado por Wagner Moura, foi premiado em Cannes com Melhor Diretor e Melhor Ator.
Já “O Último Azul”, de Gabriel Mascaro, conquistou o Urso de Prata do Grande Prêmio do Júri no Festival de Berlim, confirmando o bom momento do cinema brasileiro no circuito internacional.
Além dos dois destaques, também concorrem à vaga:
• “Baby”, de Marcelo Caetano
• “Kasa Branca”, de Luciano Vidigal
• “Manas”, de Marianna Brennand
• “Oeste Outra Vez”, de Erico Rassi
Esses títulos foram selecionados entre 15 filmes que já haviam passado pela primeira peneira feita pela Academia em agosto.
O cinema brasileiro vive uma fase inédita. Em 2025, o país conquistou seu primeiro Oscar com “Ainda Estou Aqui”, de Walter Salles, protagonizado por Fernanda Torres.
O filme também brilhou em outras premiações de peso, como o Globo de Ouro, o Festival de Veneza e os Prêmios Goya.
Agora, com novos longas despontando em festivais de prestígio e uma seleção diversa em gêneros e olhares, a expectativa é de que o Brasil consiga emplacar mais uma indicação e consolidar sua presença entre os grandes nomes do cinema mundial.
Classificação Indicativa: Livre