Entretenimento
por Camila Lutfi
Publicado em 28/07/2025, às 20h06
Ao fazer compras nos supermercados, ou qualquer tipo de consumo, é comum escutar um "deseja o CPF na nota?". Registrar o CPF na nota fiscal é uma prática muito importante para o governo.
Isso porque a prática ajuda a reduzir a sonegação de impostos de comércios. Além disso, os consumidores que se registrarem nos programas de benefícios da nota fiscal do seu estado podem ganhar prêmios e dinheiro.
Entre os principais benefícios do CPF na nota, é possível destacar:
Diversos estados brasileiros possuem programas próprios para registrar a nota fiscal com o seu documento para converter em benefícios. Em São Paulo, por exemplo, há a Nota Fiscal Paulista.
O programa foi criado em 2007 pelo Governo do Estado de São Paulo e permite que consumidores recebam créditos ao exigir a nota fiscal de produtos e serviços.
A Nota Fiscal Paulista tem como objetivo incentivar a cidadania fiscal, devolvendo até 30% do ICMS pago pelos consumidores, desde que solicitem a inclusão do CPF na nota fiscal.
Os créditos podem ser utilizados para pagar o IPVA ou resgatados em dinheiro, além de possibilitar que o consumidor doe para instituições assistenciais cadastradas no programa.
Desde 2019, os créditos são liberados mensalmente, o que dá mais flexibilidade para os participantes. O saldo mínimo para transferência é de R$ 0,99, e o valor permanece disponível por um ano após a liberação.
Você pode usar os créditos para abater o valor do seu IPVA ou, em algumas situações, transferi-los para sua conta bancária.
Fique atento à quantidade mínima de créditos necessários para solicitar a transferência — atualmente, é preciso acumular R$ 25,00 em créditos para solicitar a transferência para conta corrente ou abatimento de IPVA.
Classificação Indicativa: Livre