Entretenimento

Pedidos de natal emocionam internet no retiro dos artistas; saiba como ajudar

Foto: Reprodução/Divulgação
Campanha mostra desejos simples e cheios de história de moradores da instituição centenária e histórica no Rio de Janeiro.  |   BNews SP - Divulgação Foto: Reprodução/Divulgação
Érica Sena

por Érica Sena

[email protected]

Publicado em 10/12/2025, às 12h02



Um post do Retiro dos Artistas está emocionando as redes sociais desde a segunda-feira (8). A instituição pediu aos moradores que escrevessem em cartazes o que gostariam de ganhar no Natal e os pedidos, simples ou grandiosos, carregam memórias, saudade e personalidade.

Cada pedido carrega um pedacinho da história, da memória e do desejo de cada um deles.

diz a legenda da publicação, que já soma milhares de curtidas e centenas de comentários.

Entre os pedidos, estão desde presentes materiais, como o Kindle desejado pelo ator Jaime Leibovitch, 78 anos, até sonhos quase simbólicos, como o de um apartamento na Avenida Atlântica, pedido pelo ator e bailarino André Oliveira, 75. Mas o pedido que mais comoveu seguidores foi o mais singelo: “ver minha família”.

Abrigo histórico para quem deu vida ao palco e às telas

Fundado em 1918, o Retiro dos Artistas acolhe profissionais das artes como atores, músicos, figurinistas e bailarinos. Localizado em Jacarepaguá, no Rio, o espaço conta com cerca de 50 casas, refeitório, teatro, biblioteca, piscina, cinema e até salão de beleza. A manutenção depende de doações, parcerias e trabalho voluntário.

Os moradores recebem moradia, alimentação, acompanhamento psicológico, plano de saúde e atividades culturais, incluindo oficinas, sessões de cinema, natação e yoga. No fim de 2024, a atriz Marieta Severo doou duas novas casas ao Retiro, gesto que permitiu ampliar o número de residentes. Ela já havia financiado outras três construções antes.

Entre o cuidado e o preconceito

Jaime Leibovitch, conhecido por novelas como Êta Mundo Bom!, contou que decidiu viver no Retiro após a perda do filho e que ainda existe preconceito em relação aos moradores. “Às vezes escuto: ‘Como assim foi parar no Retiro dos Artistas?’”, relatou.

Como ajudar

Doações financeiras, itens de higiene, alimentos e até trabalho voluntário fazem diferença. A instituição também disponibiliza meios para apadrinhamento e contribuições mensais. Para quem quiser colaborar, os canais oficiais do Retiro dos Artistas disponibilizam orientações e dados para contribuição.

Classificação Indicativa: Livre

Facebook Twitter WhatsApp